CNJ reduz nota de corte para deficientes em exame da magistratura

Ex.Saúde, Presidente, Governo
O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) aprovou nesta terça-feira (20), por unanimidade, a redução da nota de corte para pessoas com deficiência no Exame Nacional da Magistratura (Enam), criado no ano passado e que terá a primeira prova em 29 de abril. 
O Enam foi criado em novembro com o objetivo de garantir um conhecimento mínimo e uniforme para ingresso na magistratura brasileira. O exame não tem caráter classificatório, mas somente eliminatório. Para ser considerado aprovado é preciso apenas atingir uma nota de corte. A prova passou a ser obrigatória para quem quiser, em seguida, prestar um concurso para juiz. 
Na concorrência ampla, para ser aprovado é preciso acertar ao menos 70% da prova, que terá 80 questões. No caso de candidatos negros e indígenas, a nota de corte fica em 50% de acertos. O objetivo da medida foi incentivar a diversidade dos juízes e reduzir o déficit de representatividade dessas parcelas da população na magistratura brasileira. 
Após a publicação da regra, candidatos com deficiência indagaram o motivo de não terem sido também contemplados com a nota de corte mais baixa. Os críticos defendem que as pessoas com deficiência (PCD), como minoria social, têm igual direito à ação afirmativa. 
O presidente do CNJ, ministro Luís Roberto Barroso, considerou a reivindicação justa e levou o tema à votação na primeira sessão de julgamentos do ano.  
Os conselheiros aprovaram também a alteração de outro ponto das regras sobre o Enam, para deixar claro que os candidatos PCD têm direito ainda à prorrogação do tempo de prova em até 60 minutos, assim como já ocorre em outros concursos públicos. 
As inscrições para o Exame Nacional de Magistratura começaram em 7 de fevereiro e seguem até 7 de março. A prova será aplicada pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam), que criou um site para divulgar as informações sobre o certame.
Serão cobrados dos candidatos conhecimentos em direito constitucional, direito administrativo, noções gerais do direito e formação humanística, direitos humanos, direito processual civil, direito civil, direito empresarial e direito penal.
Por ocasião do lançamento do edital, Barroso disse que o objetivo é “uniformizar o nível de conhecimento dos magistrados, aferir melhor as vocações e eliminar quaisquer insinuações de favorecimentos que, justa ou injustamente, apareçam aqui e ali”.
Edição: Fernando Fraga
Muitos municípios não têm condições de fazer o mapeamento por conta própria. Por isso, a atividade de prevenção de desastres feita pelo Serviço Geológico é fundamental, diz o secretário de Geologia do MME, Vitor Saback.
Assim como a violência contra mulheres, há relação entre autor e vítima. Foram 15,4 mil violações na residência do suspeito e 6,3 mil violações na casa da vítima.
Na próxima etapa da competição a seleção brasileira medirá forças com o Japão, segundo colocado do Grupo C. A partida será realizada a partir das 8h30 de quinta-feira.
Operação do terminal começa com uma linha do VLT, cinco linhas de ônibus municipais, e um serviço do BRT da Penha até o Terminal Intermodal Gentileza, informou a Secretaria municipal de Transportes.
Para 2024, o Orçamento prevê R$ 405,3 bilhões para as agendas transversais.
De acordo com o MPF, a exploração começou na década de 1940, quando Maria de Moura tinha 12 anos e foi chamada para “morar e brincar” com as crianças da Fazenda Estiva, no estado do Rio.
De acordo com a Secretaria de Saúde do DF, o aumento de casos prováveis da doença representa um acréscimo de 1.351% em relação ao mesmo período de 2023.
Segundo o Grupo de Atuação Especial da Segurança Pública e Controle Externo da Atividade Policial do MPSP, em 2024, até o  dia 17 deste mês, 86 pessoas foram mortas por PMs em serviço em todo o estado.
Conselho Nacional de Justiça também aprovou a prorrogação do tempo de prova em até 60 minutos para candidatos PCD, assim como já ocorre em outros concursos públicos.
Presidente da estatal, Jean Paul Prates disse não ver razão para “se mexer em preços de combustíveis” no momento. 
Conheça nossos aplicativos nas lojas online da iTunes e Google

source

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.