CNJ fará mutirão carcerário para cumprir decisão do STF sobre maconha

Ex.Saúde, Presidente, Governo
O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) informou nesta quinta-feira (27) que vai realizar mutirões carcerários para cumprir a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que descriminalizou o porte de maconha para uso pessoal.
Nessa quarta-feira (26), o Supremo que reconheceu a quantidade de 40 gramas para diferenciar usuários e traficantes e garantiu que usuários não podem ser presos.
Durante o julgamento, o STF determinou que o conselho estabeleça os parâmetros para o cumprimento da decisão, que passará a ser cumprida após o órgão ser notificado. O CNJ é chefiado pelo presidente do Supremo, Luís Roberto Barroso.
No país, há pelo menos 6,3 mil processos que envolvem o porte de maconha. As ações estavam suspensas e aguardavam a decisão do STF sobre a descriminalização.
A decisão do Supremo não legaliza o porte de maconha. O porte para uso pessoal continua como comportamento ilícito, ou seja, permanece proibido fumar a droga em local público, mas as consequências passam a ter natureza administrativa, e não criminal.
Entenda a decisão sobre a descriminalização do porte de maconha.
Edição: Marcelo Brandão
A primeira via da carteira é isenta de taxas. Desde janeiro de 2023, Detran faz a emissão escalonada do documento por idade. Até hoje, foram produzidas 659.283 carteiras no estado do Rio.
Trabalho inclui coleta e análise de amostras de águas em quatro regionais de saúde do estado. Foco são locais como abrigos, escolas e unidades de saúde.
Em meio a sondagens da Mercedes para contratar o piloto holandês, ele revelou que já está trabalhando com a equipe da Red Bull no carro de 2005. Nesta temporada ele venceu sete das 10 corridas.
Cinco maiores setores da economia registraram saldo positivo no mês, sendo o de serviços com a maior geração de empregos, com 69 mil novos postos.
Para o ministro Haddad é absolutamente possível o presidente Lula terminar seu mandato com uma inflação média abaixo de 4% e com um crescimento médio beirando os 3%.
Para Procuradoria-Geral da República, réus devem continuar presos para garantir ordem pública e andamento das investigações do assassinato da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes.
O Supremo determinou que o conselho estabeleça os parâmetros para o cumprimento da decisão, que passará a ser cumprida após o órgão ser notificado.
Total de 55.470 cestas adquiridas na primeira etapa serão entregues nos estados de Roraima e do Amazonas em etapas, até novembro deste ano.
Painel Vigiar identificará áreas com maior exposição à poluição, permitindo formulação de políticas públicas e ações de saúde ambiental, além de fortalecer a vigilância em saúde no país.
Proposta do censo é aprimorar a Política Nacional de Atenção Básica (Pnab). Municípios que ainda não efetivaram participação podem manifestar interesse até 31 de julho.
Conheça nossos aplicativos nas lojas online da iTunes e Google