Cnen localiza cinco blindagens de material radioativo em Itaquera, SP

Ex.Saúde, Presidente, Governo
Os técnicos do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (Ipen), unidade da Comissão Nacional de Energia Nuclear (Cnen), localizaram, em Itaquera, na Zona Leste da capital paulista, cinco blindagens de chumbo utilizadas para isolar colunas de material radioativo. As colunas, no entanto, não foram localizadas.
De acordo com a Cnen “pelas características e pelo peso, parecem corresponder” aos cinco conjuntos radioativos furtados na capital no último dia 30. Na tarde de ontem, a Cnen já havia informado que, no local, em Itaquera, havia sido localizada uma blindagem. Neste domingo (7), a comissão confirmou que mais quatro blindagens estavam no mesmo local. Nenhuma das cinco colunas radioativas, porém, foram localizadas.
Ontem, no endereço em que as blindagens foram encontradas, os bombeiros fizeram uma medição de radioatividade com um detetor Geiger, mas não foi observada nenhuma taxa anormal.
No furto, ocorrido no último dia 30, foram levados cinco recipientes similares a baldes tampados. No interior deles, havia blindagens, dentro das quais colunas geradoras de radioatividade. O material de quatro recipientes era de colunas de 99Mo/99mTc (Molibdênio/Tecnécio) exaurido, ou seja, já utilizadas e inativas. A manipulação dessas colunas apresenta risco muito baixo para a saúde.
O quinto recipiente continha, no entanto, uma coluna de gerador 68Ge/68Ga (Germânio/Gálio) ativo, “contendo uma dose de 27,9 mCi [milicurie, medida de radioatividade] de atividade do gerador de 68Ge/68Ga, que seria utilizada para um único exame de cintilografia, ou seja, é uma dose muito baixa e um volume muito pequeno”, disse a Cnen, em nota.
O Instituto de Radioproteção e Dosimetria (IRD), unidade da Cnen no Rio de Janeiro, está finalizando um relatório para ser entregue ainda neste domingo sobre riscos potenciais para a saúde em caso de manipulação do gerador ativo desaparecido, mas já adiantaram que os resultados não são preocupantes.
O material radioativo estava em uma picape Volkswagen Saveiro que foi furtada na madrugada do último dia 30, na Rua Félix Bernardelli, Zona Leste da capital.
“Segundo o Código de Conduta em Segurança de Fontes Radioativas da Agência Internacional de Energia Atômica (IAEA), a fonte, por sua baixa atividade, se enquadra na categoria 4, representando risco radiológico muito baixo para a população e o meio ambiente”, disse em nota a CNEN.
De acordo com a Comissão, apesar da baixa atividade da fonte, a manipulação inadequada e de forma constante pode causar danos à saúde da pessoa que manusear os objetos.
No momento em que foram furtados, o veículo e o material radioativo estavam sinalizados com o símbolo internacional de radiação ionizante. “Alertamos a população para, caso encontre o material radioativo, mantenha distância segura e contacte imediatamente a Cnen pelos telefones (21) 98368-0734 ou (21) 98368-0763 e também a polícia”.
Edição: Denise Griesinger
De acordo com a Comissão Nacional de Energia Nuclear, “pelas características e pelo peso, parecem corresponder” aos cinco conjuntos radioativos furtados na capital no último dia 30.
Um desses locais, um prédio abandonado na Avenida Venezuela, chamado de Ocupação Zumbi dos Palmares, cerca de 100 pessoas vivem em situação precária. O imóvel pertence ao INSS. .
Atualmente, há mais de quatro mil tipos de nomenclaturas, o que gera diferenças significativas entre os bancos para um mesmo tipo de operação financeira
 Câmara incluiu carro elétrico e apostas no Imposto Seletivo. Parlamentares também criaram a figura jurídica no nanoempreendedor.
As dezenas sorteadas foram: 22 – 27 – 30 – 43 – 51 – 56. Próximo sorteio ocorre na quarta-feira (10) e o prêmio estimado é de R$ 9 milhões.
Além da parte científica, estão previstas também exposições culturais, oficinas e rodas de conversa com a participação de lideranças indígenas, quilombolas e de outros povos e comunidades tradicionais.
Valor será reembolsado apenas em agosto, após as provas. Medida tem o objetivo de atender candidatos que tenham sido prejudicados pelo adiamento do exame.
Estimativa do Inca indica que neste ano devem ser registrados 11.370 novos casos de câncer de bexiga, sendo 7.870 em homens e 3.500 em mulheres.
Em 2020, uma influencer perdeu parte da boca e do queixo após preenchimento labial com a substância. Nesta semana, outra influenciadora morreu após procedimento estético para aumentar os glúteos.
Semana entre os dias 7 e 13 de julho de 2024 começa com homenagens ao trabalho científico e termina em ritmo de rock and roll. Confira as principais efemérides da semana na seção Hoje é Dia. 
Conheça nossos aplicativos nas lojas online da iTunes e Google

source

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.