MOBILIDADE 2025
Cnen encontra última peça de material radioativo furtado em SP

Ex.Saúde, Presidente, Governo
A Comissão Nacional de Energia Nuclear (Cnen) localizou nesta segunda-feira (8), em um ferro-velho em Itaquera, na zona leste da capital paulista, a peça de radiação ainda ativa que havia sido furtada na semana passada.
Segundo o Cnen, a coluna de Ge-68, com atividade de 30 mCi, foi encontrada intacta no ferro-velho que havia sido responsável pela venda das peças de chumbo para uma loja de baterias em Itaquera.
Com a localização dessa coluna, a comissão decidiu encerrar a ocorrência no âmbito de sua responsabilidade. “É importante ressaltar que não houve rompimento do material, dispersão ou contaminação, sendo recuperado intacto”, informou o órgão, em nota.
No domingo (7), técnicos da Cnen encontraram cinco blindagens de chumbo que eram utilizadas para isolar colunas de material radioativo. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública, as blindagens encontradas estavam em um comércio de ferro-velho e baterias. Três envolvidos, de 21, 25 e 53 anos de idade, foram presos por porte de material nuclear e receptação. A ocorrência foi registrada no 53º DP, no Parque do Carmo.
O material radioativo estava em uma picape Volkswagen Saveiro que foi furtada na madrugada do dia 30, na Rua Félix Bernardelli, zona leste da capital. No furto foram levados cinco recipientes similares a baldes tampados. No interior deles, havia blindagens, dentro das quais colunas geradoras de radioatividade. O material de quatro recipientes era de colunas de 99Mo/99mTc (Molibdênio/Tecnécio) exaurido, ou seja, já utilizadas e inativas. A manipulação dessas colunas apresenta risco muito baixo para a saúde.
O quinto recipiente continha, no entanto, uma coluna de gerador 68Ge/68Ga (Germânio/Gálio) ativo, “contendo uma dose de 27,9 mCi [milicurie, medida de radioatividade] de atividade do gerador de 68Ge/68Ga, que seria utilizada para um único exame de cintilografia, ou seja, é uma dose muito baixa e um volume muito pequeno”, disse a Cnen, em nota.
No momento em que foram furtados, o veículo e o material radioativo estavam sinalizados com o símbolo internacional de radiação ionizante.
Edição: Fernando Fraga
Disputa, que teve início em 2019, contou com a participação de 300 equipes formadas por cientistas de diferentes nacionalidades, origens e áreas do conhecimento, como indígenas e estudiosos.
Por causa de disputa territorial entre facções rivais, Polícia Militar intensifica esquema em áreas de maior perigo como o Morro do Chapadão, onde houve intenso tiroteio.
Usuários já podem autodeclarar informações no aplicativo Meu SUS Digital. Dados relativos a orientação sexual e identidade de gênero também podem constar na ficha de cadastro de unidades básicas de saúde (UBSs).
Material radioativo estava em uma picape Volkswagen Saveiro furtada na madrugada do dia 30. No furto foram levados cinco recipientes similares a baldes tampados.
Ministro determinou que seja garantido o acesso integral do processo aos advogados. Procuradoria-Geral da República tem 15 dias para analisar a peça.
Verbas são para recuperação, atualização e criação de laboratórios e coleções biológicas, anunciou a ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, na 76ª reunião da SBPC.
Em caso de adiamento ou cancelamento de serviços, reservas e eventos, incluídos shows e espetáculos, o prestador deverá agir para garantir o direito do consumidor.
Ligação anônima informou que duas toneladas de explosivos teriam sido colocadas sob a embaixada. Polícias Militar e Federal foram ao local e não encontraram explosivos
Leque de possibilidades inclui a formação de um governo minoritário pela Nova Frente Popular ou de uma coalizão pesada de partidos com quase nenhum ponto em comum.
Funcionários de agências bancárias e trabalhadores terceirizados participavam do esquema, com a instalação de dispositivos eletrônicos falsificados na rede do banco.
Conheça nossos aplicativos nas lojas online da iTunes e Google

source

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.