Cientistas analisam microplásticos em fezes de pinguins na Antártica

Ex.Saúde, Presidente, Governo
A quantidade de microplásticos na Antártica está sendo analisada com o uso da ciência nuclear para estudar as águas, os sedimentos e até mesmo as fezes dos pinguins da região.
A nova investigação conjunta lançada neste fim de semana pela Agência Internacional de Energia Atômica da Organização das Nações Unidas (AIEA) e pelo Instituto Antártico Argentino (IAA) faz parte da Iniciativa NUTEC Plastics, da AIEA, que analisou a poluição por microplásticos em países de todo o mundo.
Rafael Grossi, diretor-geral da AIEA, disse que, com o uso de aplicações nucleares, foi possível determinar com boa precisão a quantidade de poluentes encontrados no fundo do mar e também a sua origem.
“A saúde da Antártica é essencial para a saúde do planeta”, disse Grossi à Reuters do “continente branco”, que visitou no sábado ao lado do presidente argentino Javier Milei.
O programa usará o navio quebra-gelo argentino Almirante Irízar, e os cientistas coletarão amostras de guano de pinguim, sedimentos do fundo do mar e da água ao redor da camada de gelo para análise na Base Carlini da Argentina, na Antártica. Outras serão enviadas para o centro de pesquisa da AIEA em Mônaco.
Lucas Ruberto, pesquisador do IAA, disse que os microplásticos – partículas menores que 5 milímetros – são um problema global devido ao grande uso de plásticos e são prejudiciais à vida, pois são frequentemente ingeridos, causando acúmulo dentro dos organismos que pode levar a doenças.
“Estima-se que, desde sua introdução no mercado, 7 bilhões de toneladas de plástico tenham sido despejadas no meio ambiente, grande parte delas no ambiente marinho”, disse ele.
*É proibida a reprodução deste conteúdo.
Edição: Juliana Andrade
Houve alagamentos em 19 ruas ou avenidas da capital paulista. Corpo de Bombeiros informou que atendeu 187 chamados para queda de árvores.
Autor dos disparos era condenado pela Justiça. O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, lamentou a morte de Roger Dias da Cunha e defendeu a redução de benefícios a detentos.
Endrick, atacante do Palmeiras, e mais 22 jogadores estão na sede da CBF, em Teresópolis (RJ), para os últimos preparativos antes da estreia contra a Bolívia, no dia 23 de janeiro, na Venezuela.
Parecer da Procuradoria-Geral do Estado diz que transferência do Sambódromo do Rio ao governo fluminense seria inconstitucional, por violar lei federal e lei municipal.
Rodrigo Pacheco anunciou a retirada das grades que circundam o Congresso desde os ataques do ano passado, como forma de mostrar que o Legislativo é um poder aberto ao povo.
O evento Democracia Inabalada lembrou a tentativa de ruptura democrática em 8 de janeiro de 2023 e como as instituições agiram para impedi-la. “Devem ser exemplarmente punidos”, diz presidente.
Trabalho resulta de parceria entre a Agência Internacional de Energia Atômica e o Instituto Antártico Argentino. Pesquisadores vão usar a ciência nuclear para estudar as águas e os sedimentos.
Além de abrigar material multimídia, o site conta com a colaboração de outros museus e pontos de memória para “promover a representatividade e a preservação da democracia”.
O nome da exposição – Da Kutanda ao Quitandinha – remete à forte identidade afro-brasileira presente na região por conta dos quilombos formadores da cidade de Petrópolis.
Relator das investigações do 8 de janeiro no STF, Alexandre de Moraes avaliou que, 1 ano após os ataques, a “democracia venceu, o Estado constitucional prevaleceu”.
Conheça nossos aplicativos nas lojas online da iTunes e Google