Cidade do Rio registra mais de 2 mil casos de dengue em 24 horas

Ex.Saúde, Presidente, Governo
O município do Rio de Janeiro atingiu o total de 56.928 casos de dengue em dados atualizados neste sábado (9). O número representa um aumento de mais de 2 mil casos em 24 horas. Nessa sexta-feira (8), os casos somavam 54.906. Conforme o Painel Dengue, da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), em 2023, foram contabilizados 22.739 casos, e no ano anterior, 4.675.
O bairro com maior número de registros é Campo Grande, na zona oeste, com 11.558; seguido da região Penha, Ramos e Ilha do Governador, que somam 6.568; e de Madureira e Irajá, com 6.501. Todos esses na zona norte.
Na quinta-feira (7), o secretário Daniel Soranz confirmou mais duas mortes na capital causadas pela doença. Eram duas mulheres, uma de 71 anos e a outra de 24, subindo para quatro o total de mortos por dengue na capital.
Ainda de acordo com o Painel da SMS, até agora, o ano com maior número de casos foi 2012, quando alcançou 130.310.
Conforme o secretário, o calor e chuva criam ambiente propício para a proliferação do mosquito. “De cada três pessoas que têm dengue no município do Rio de Janeiro, em duas delas a gente consegue identificar o foco dentro do próprio domicílio do paciente”, observou neste sábado (9) durante visita a um polo de atendimento da prefeitura do Rio.
Soranz destacou que a população deve adotar alguns cuidados para evitar a proliferação do mosquito transmissor. “Os meses de maior incidência são abril e maio, então, a gente tem uma tendência do crescimento do número de casos de dengue na cidade do Rio. Por isso, a gente reforça o alerta a todo carioca a se empenhar na eliminação do foco do mosquito Aedes aegypti. No comércio, todos os governos, muito importante nas residências, dez minutos por semana para eliminar o foco do mosquito”, informou à Agência Brasil
Soranz lembrou os sintomas da doença: febre e dor no corpo, dor atrás dos olhos, dor abdominal, sangramento de mucosa. Se a pessoa apresentar alguns desses sintomas, deve procurar uma unidade de saúde para identificar se está com dengue, iniciar o tratamento com hidratação adequada.
O Painel Dengue nas Favelas, publicado no site do Voz das Comunidades, informa, com base em dados atualizados nessa sexta-feira (8) pela prefeitura, a ocorrência de 4.174 casos em comunidades do Rio de Janeiro, com uma morte no Conjunto de Favelas da Maré, na zona norte. O Conjunto de Favelas do Alemão tinha o maior número (2.032), seguido da Rocinha (690), Maré (327), Gardênia Azul (250), Acari (237), Manguinhos (159), Cidade de Deus (151), Mangueira (130), Vidigal (86), Vila Kennedy (68) e Jacarezinho (44).
Dados da Secretaria de Estado de Saúde, atualizados na sexta-feira (8), o território fluminense tinha 107.833 casos prováveis com 3.136 internações e 26 mortes pela doença. A capital é a que concentra o maior número de casos, seguida de Volta Redonda (5.406) e Resende (4.086), os dois municípios no sul fluminense.
De acordo com o Ministério da Saúde, há 1.342.086 de casos prováveis da doença no país, com 363 mortes confirmadas e 763 em investigação. Os estados com o maior número de casos são Minas Gerais, com 464.223; São Paulo, 238.993; Paraná, 128.247; e Distrito Federal, 122.348.
Edição: Carolina Pimentel
Rony marcou o gol da vitória do Verdão, líder geral do estadual com 28 pontos. Também na noite deste sábado (9), o Santos venceu de virada a Inter de Limeira por 3 a 2.
Hulk marcou seu 100º gol com a camisa do Galo, na vitória em casa por 2 a 0. Com o triunfo Galo depende apenas de um empate no jogo da volta para avançar à final.
O equatoriano Enner Valencia (à esquerda na foto) abriu o placar aos quatro minutos, depois Igor Gomes e Maurício fecharam a goelada no Estádio Beira Rio, casa do Colorado.
“De cada três pessoas que têm dengue no município do Rio de Janeiro, em duas delas a gente consegue identificar o foco dentro do próprio domicílio do paciente”, informa secretário de Saúde, Daniel Soranz.
Brasileiras levam título inédito na elite 16, principal categoria do circuito mundial do vôlei de praia, ao vencerem canadenses na final. Dupla busca segunda vaga do país nos Jogos.
Comissão Europeia informou que um corredor de ajuda marítima entre Chipre e Gaza vai começar a funcionar neste fim de semana, projeto coordenado por organização espanhola e financiado pelos Emirados Árabes Unidos. 
Maiores altas na renda, na comparação ao quarto trimestre de 2022, foram registradas entre os trabalhadores de 40 a 59 anos e com ensino médio completo.
Nas primeiras semanas de 2024, o estado registrou 464.223 casos, superando o total de notificações ao longo de 2023. Minas Gerais é o segundo estado com maior incidência de dengue, ficando atrás apenas do DF.
Piloto da Red Bull, que largou na pole position, segue dominando o início da temporada. Parceiro de equipe, Sergio Pérez chegou em segundo, e Charles Leclerc (Ferrari) em terceiro lugar.
As favelas reivindicam seu espaço na agenda global e buscam soluções que reflitam suas realidades locais e necessidades, disse Rene Silva, idealizador do projeto.
Conheça nossos aplicativos nas lojas online da iTunes e Google

source

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.