Chuvas no RS: por que chove tanto no estado?; entenda as causas

Ex.Saúde, Presidente, Governo
O Rio Grande do Sul vive um dos maiores desastres climáticos de sua história. As fortes chuvas, que já duram dias, causaram mortes, deixaram cidades debaixo d’água e ameaçam o rompimento de barragens. Quais são as explicações para tanta chuva no estado?
Em entrevista à TV Brasil, o meteorologista e coordenador-geral de Operação e Modelagem do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), Marcelo Seluchi, explica que o fenômeno é resultado da junção de diversos fatores. Segundo ele, a onda de calor localizada na região central do Brasil com alta pressão atmosférica leva à formação de ar seco e quente, que acaba por bloquear a passagem das frentes frias para o norte do país.
“Essas frentes frias vêm da Argentina, chegam rapidamente na Região Sul e não conseguem avançar. Temos uma sucessão de frentes [frias] que se tornaram estacionárias e estão mantendo as chuvas durante vários dias”, explicou.
Seluchi não descarta ainda que as chuvas sejam reflexo do El Niño, que está em etapa final, e de forma indireta das mudanças climáticas, já que a atmosfera e os oceanos estão mais quentes, produzindo vapor adicional para formação das chuvas.
Seluchi prevê que os temporais ainda vão perdurar por dias, em razão de um fenômeno que ocorre no Oceano Pacífico, chamado sistema de bloqueio, que influencia no Brasil. Nesse sistema, conforme o meteorologista, uma situação atmosférica fica estagnada e persiste por dias.
“Esta situação [chuvas], infelizmente, deve se manter, com poucas mudanças, pelo menos até sábado com volumes muito elevados ainda, até superiores a 250 milímetros, especialmente na porção centro-norte do estado”, disse.
De acordo com a previsão, no domingo, as chuvas devem continuar, mas já começam a perder força.
Conforme Seluchi, as frentes devem oscilar, podendo ir mais ao sul do continente, para o Uruguai, ou subir para Santa Catarina. A partir daí, as chuvas devem ser menos volumosas e com período maior sem chuva.
Seluchi alerta que o processo para absorção do volume de água também levará dias.
“Toda a água que já caiu no estado vai ser drenada, o que vai levar vários dias para se normalizar”, acrescentou.
Por causa das chuvas que atingem o Rio Grande do Sul, o Lago Guaíba, que banha a capital, Porto Alegre, pode elevar em até cinco metros o nível até esta sexta-feira (5).
De acordo com Seluchi, o cenário pode ser considerado inédito para o estado e um dos maiores desastres no país.
Os volumes de chuva, diz o especialista, já foram registrados em outras partes do Brasil, porém não com tanta abrangência territorial.
“Esses volumes não são inéditos, mas a abrangência espacial da chuva seja inédita”, disse.
Edição: Carolina Pimentel
Dezoito torres vão retransmitir imagens e som do espetáculo em frente e atrás do palco, situado perto do Copacabana Palace. Apresentação será vista por 1,5 milhão de pessoas.
Meteorologista e coordenador do Cemaden, Marcelo Seluchi, explica que frentes frias estão paradas na região, gerando temporais que duram dias. Previsão é de chuvas fortes até sábado.
Relatório da Defensoria Pública do estado revela que 80% dos detentos entrevistados disseram não ter sido informados a respeito dos direitos específicos resultantes da autodeclaração como indígena.
Cerca de 2,1 milhões de candidatos vão participar no domingo do exame, que oferecerá 6.640 vagas em 21 órgãos da administração pública federal. Provas ocorrem em 228 municípios.
Entre os velocistas do país estão Rodrigo Nascimento, Felipe Bardi, Renan Gallina e Erik Cardoso (foto), que faturaram ouro no 4x100m no Pan de Santiago. Competição nas Bahamas começa sábado (4).
Levantamento foi divulgado pela ONG Repórteres Sem Fronteiras, no Dia Mundial da Liberdade de Imprensa. Em dois anos, Brasil recuperou 28 colocações e atingiu melhor colocação em uma década.
Quem também entrou em campo nesta quinta foi o São Paulo, que foi até o estádio Mangueirão, em Belém, no Pará, para derrotar o Águia de Marabá por 3 a 1.
A TV Brasil transmitiu o triunfo da equipe das Laranjeiras. No clássico entre Flamengo e Botafogo, as Meninas da Gávea triunfaram por 3 a 2 no estádio Luso Brasileiro.
Novo status será submetido a reconhecimento internacional em agosto e pode abrir caminho para exportação da carne bovina brasileira a mercados exigentes, como Japão e Coreia do Sul.
Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, organizador do concurso, afirmou que serão adotados esforços para garantir a participação dos candidatos do RS, que está em calamidade pública.
Conheça nossos aplicativos nas lojas online da iTunes e Google