Cerrado: desmatamento emite 135 milhões de toneladas de CO2 desde 2023

Ex.Saúde, Presidente, Governo
O desmatamento no Cerrado gerou a emissão de mais de 135 milhões de toneladas de CO2, de janeiro de 2023 a julho de 2024. O volume que corresponde a 1,5 vezes o total produzido pela indústria brasileira a cada ano.
Levantamento foi feito pelo Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam) e divulgado hoje (18). Os dados foram obtidos através do SAD Cerrado (Sistema de Alerta de Desmatamento do Cerrado), que utiliza satélites ópticos do sensor Sentinel-2, da Agência Espacial Europeia e compara imagens de áreas com um intervalo mínimo de seis meses, a fim de observar se houve derrubada de árvores.
Segundo maior bioma do país e altamente diverso, o bioma é formado por três tipos de vegetação: a savânica, que predomina e foi a mais destruída no período, a florestal e a campestre.
As formações savânicas do Cerrado, que compõem 62% da vegetação do bioma, responderam por 88 milhões de toneladas de CO2 (65%) emitidas no intervalo analisado. As queimadas de formações florestais geraram quase 37 milhões de toneladas, enquanto a destruição das formações campestres, que ocupam 6% da área do bioma, resultou na emissão de cerca de 10 milhões de toneladas.
Mais uma vez, o Ipam evidenciou a catástrofe que o desmatamento na região apelidada de Matopiba – que compreende os estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia – tem representado para o bioma. Os casos de incêndio nessas unidades federativas são o motivo da distribuição de 108 milhões de toneladas de gás carbônico, espalhadas na atmosfera.
O volume corresponde a 80% do total registrado no bioma e à metade do dispersado pelo setor de transportes, de acordo com o Sistema de Estimativas de Emissões e Remoções de Gases de Efeito Estufa (SEEG).
Na lista da Matopiba, o estado com o maior volume de dióxido de carbono liberado foi Tocantins, com mais de 39 milhões de toneladas. No total, 273 mil hectares foram desmatados, e, tanto em 2023 como em 2024, a unidade federativa liderou o ranking de emissões provenientes da derrubada de formações savânicas e florestais, que acabaram representando, juntas, 98% do total do estado.
Em segundo lugar, aparece o Maranhão, com 35 milhões de toneladas de dióxido de carbono expelidas e 301 mil hectares de vegetação nativa devastada. Conforme salienta o Ipam, o estado também lidera as emissões originadas pelo desmatamento de formações campestres (6 milhões de toneladas).
Dentro da sigla que compreende os quatro estados, estão Bahia, em terceira posição na lista, com 24 milhões de toneladas, e Piauí, por último, com 11 milhões.
A relação de estados que abrangem o bioma segue com Minas Gerais (6,9 milhões), Mato Grosso (6 milhões), Goiás (5,7 milhões), Mato Grosso do Sul (3,2 milhões), Pará (1,9 milhões), Rondônia (220 mil), Distrito Federal (81 mil) e São Paulo (2 mil). No Paraná, nada foi detectado no período.
Edição: Maria Claudia
Doença é caracterizada pela ruptura da camada interna da aorta, a principal artéria do corpo. Diagnóstico é feito por angiotomografia.
Aparecida Aquino lembra disputas políticas da década de 50, quando o jornalista e político Carlos Lacerda fazia oposição ferrenha a Getulio Vargas.
A TV Brasil transmite o confronto entre o Vozão e o Coxa disputado no Couto Pereira, ao vivo a partir das 21h30 (horário de Brasília) desta quarta-feira (18).
Última alta dos juros foi em agosto de 2022, quando a taxa subiu de 13,25% para 13,75% ao ano. Após um ano, a taxa teve seis cortes de 0,5 ponto e um corte de 0,25 ponto, entre agosto do ano passado e maio deste ano.
Benefício também paga um acréscimo de R$ 50 a famílias com gestantes e filhos de 7 a 18 anos e outro, de R$ 150, a famílias com crianças de até 6 anos.
Na lista da Matopiba – região que reúne BA, MA, PI e TO – o estado com maior volume de dióxido de carbono liberado foi o Tocantins, mais de 39 milhões de toneladas.
A Rádio Nacional transmite o confronto entre o Alvinegro de General Severiano e o Tricolor, ao vivo a partir das 21h30 (horário de Brasília) desta quarta-feira (18).
Pesquisa encomendada pela Abrasel mostra que 25,8% dos entrevistados se mostraram totalmente contrários ao horário de verão; 17% veem com indiferença a mudança; e 2,2% são parcialmente contrários.
O resultado da partida transmitida ao vivo pela TV Brasil deixou o Leão da Ilha de Santa Catarina na 6ª posição da Série B do Campeonato Brasileiro com 40 pontos.
O governo confirmou que 23 pessoas foram detidas por suspeita de envolvimento em ações de início intencional de fogo.
Conheça nossos aplicativos nas lojas online da iTunes e Google