Cerca de 8 milhões de empresas poderão usar o Desenrola, diz ministro

Ex.Saúde, Presidente, Governo
O ministro do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, Márcio França, estima que cerca de oito milhões de empresas podem ser beneficiadas pelo renegociamento de dívidas. O governo prepara um programa semelhante ao Desenrola, que concedeu descontos para pessoas físicas endividadas, para os microempreendedores individuais (MEIs) e pequenas empresas.
Segundo França, existem cerca de seis milhões de MEIs “que têm algum problema com o próprio governo, porque não pagam aqueles valores mensais ou porque devem de alguma outra forma”.
Além dessas, há as pequenas empresas com débitos em aberto, muitas que, de acordo com o ministro, tiveram problemas com o Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe), que oferecia créditos com juros menores que os do mercado.
“A pessoa pegou o recurso a 4%, 5%, mais uma Selic [taxa básica de juros] que era de 2%, 3%. E a Selic aumentou para 13% em oito meses. Então, esse é o principal componente. Tem 7% ou 8% de pessoas que pegaram Pronampe e hoje em dia estão devendo”, detalhou.
O ministro também defende mudanças nas regras atuais do Simples, sistema de tributação simplificada para empresas de pequeno porte. Para França, poderia se aproveitar as regulamentações que serão necessárias após a aprovação da reforma tributária. “A janela de oportunidade que está dada a partir da reforma tributária, o governo tem que regulamentar vários assuntos a partir da reforma tributária aprovada”, ressaltou.
A principal alteração proposta pelo ministro é o fim do desenquadramento automático quando o faturamento da empresa ultrapassa os limites do Simples. Atualmente, caso fature mais do que o previsto na lei, R$ 81 mil anuais para MEI e 4,8 milhões por ano para pequenas empresas, ela deixa de ser tributada pelo sistema simplificado e tem que pagar impostos pelo mesmo sistema do restante das empresas.
Para França, faria mais sentido se a tributação diferenciada fosse somente sobre a parte que excedesse o limite, mantendo a empresa no sistema simplificado para o restante do faturamento, de forma semelhante ao imposto de renda de pessoas físicas, composto de várias faixas de tributação.
Edição: Sabrina Craide
Cursos de administração, pedagogia, contabilidade, marketing e comunicação contabilizam o maior número de postos de estágio abertos.
Em rede social, Lula disse que o empresário era um homem dedicado, e que “sempre viveu com uma grande determinação e dedicação ao trabalho, superando dificuldades e perdas pessoais”.
Levantamento mostra que 438 óbitos estão sob investigação. Distrito Federal, Minas Gerais, Acre, Paraná e Goiás são os estados com maior número de casos por grupo de 100 mil habitantes.
Advogados do ex-presidente acrescentam que ele somente deverá falar à Polícia Federal quando tiver acesso integral às provas no processo.
Enquanto a inflação oficial do país, calculada pelo IBGE, foi de 0,42% em janeiro, a inflação para famílias com renda mensal domiciliar de até R$ 2.105,99 ficou em 0,66%.
Doses da Qdenga estão disponíveis em 16 unidades do SUS em Itaquaquecetuba para aplicação em crianças de 10 e 11 anos. São Paulo recebeu 79,4 mil doses da vacina para distribuir em 11 municípios.
Em nota, Itamaraty diz que as medidas foram tomadas “diante da gravidade das declarações desta manhã do governo de Israel”. Ministro Mauro Vieira está no Rio para a reunião do G20.
Local era utilizado pela Receita Federal para armazenar itens apreendidos no Porto de Santos. Equipamentos seriam leiloados no próximo dia 29 de fevereiro.
A partir de sexta-feira, o plenário irá decidir se há repercussão geral em um caso emblemático sobre o assunto.
Conheça nossos aplicativos nas lojas online da iTunes e Google