Censo 2022: IBGE divulga georreferenciamento de endereços recenseados

Ex.Saúde, Presidente, Governo
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta sexta-feira (2) mais uma série de dados que fazem parte do Censo 2022. As informações têm um caráter mais técnico, são as coordenadas geográficas mapeadas pelos recenseadores nos 5.568 municípios brasileiros nos 26 estados e no Distrito Federal.
O IBGE registrou 111.102.875 pontos que, em uma explicação mais simples, podem ser entendidos como endereços onde estão domicílios ou outros tipos de uso, como estabelecimentos de saúde, de ensino, religiosos, entre outros.
As coordenadas foram obtidas por meio de georreferenciamento durante visitas dos pesquisadores e atendem a uma recomendação da Divisão de Estatística da Organização das Nações Unidas (ONU), e permitem a criação do Cadastro Nacional de Endereços para Fins Estatísticos.
No Censo 2022 foi a primeira vez em que o IBGE identificou a localização precisa de todos os endereços no território nacional.
Os dados em grau máximo de detalhamento são fontes de informações, entre outros fins, para elaboração de políticas públicas e pesquisas acadêmicas. Por exemplo, é possível saber com precisão onde estão localizadas unidades de saúde de uma determinada localidade e quantas pessoas vivem no raio de influência desses estabelecimentos.
Outro exemplo é identificar exatamente quantos domicílios foram afetados por um deslizamento de terra em uma área de risco atingida por temporais. Ou ainda qual o tamanho da população que reside na área de alcance de estações de metrô de uma cidade.
Segundo o IBGE, para que o censo demográfico cumpra o papel de retratar a população brasileira com relação às suas características e condições de vida, é fundamental conhecer sua distribuição pelo território brasileiro. “É preciso saber onde a população está concentrada, como ela está distribuída e qual a utilização que é destinada a cada uma das edificações construídas no país”, explica o instituto.
Os dados serão disponibilizados à sociedade em mapas interativos no site do IBGE, por meio da Plataforma Geográfica Interativa e do Panorama do Censo 2022
Desde o ano passado, o IBGE tem feito divulgações relativas à recontagem da população brasileira, com recortes de cor, idade, sexo, população indígena, quilombola e outros graus de detalhamento. De acordo com o instituto, éramos 203.080.756 habitantes em 2022.
Edição: Fernando Fraga
Segundo a publicação assinada pelo prefeito Eduardo Paes, os dispositivos só poderão ser usados antes da primeira aula e após a última, à exceção de casos especiais.
Resultado coloca a produção das fábricas no patamar superior ao período da pré-pandemia, 0,7% acima de fevereiro de 2020. Setor produtivo está 16,3% abaixo do maior nível anotado em maio de 2011.
IBGE diz que para que o censo demográfico cumpra o papel de retratar a população é fundamental conhecer sua distribuição pelo território.
Provas objetiva e discursiva serão aplicadas no dia 17 de março em 10 cidades brasileiras. interessados devem se inscrever no site do Inep.
Episódio Quebra de Xangô, em Alagoas, ocorreu há 112 anos e é o único caso registrado na história brasileira de quebra de terreiro de forma coletiva.
No total, serão oito dias de folia, com 637 desfiles de 579 blocos. Expectativa da prefeitura é que 15 milhões de pessoas participem do carnaval de rua na capital paulista.
Sisu 2024 teve única etapa de inscrição para todo ano e ofertou 264.181 vagas, em 6.827 cursos de graduação, de 127 instituições públicas de ensino superior de todo o Brasil.
Nessa edição, programa oferece 406.428 bolsas integrais e parciais, distribuídas em 1.028 instituições de educação superior privadas.
Chamamento só ocorre quando rastreamento do instituto é ineficaz. Pessoas chamadas são nascidas em janeiro, fevereiro e março.
À TV Brasil, Marco Cepik ressaltou que é do máximo interesse da instituição a identificação exata do que foi feito em relação aos supostos episódios de monitoramento ilegal, alvos de investigação da Polícia Federal.
Conheça nossos aplicativos nas lojas online da iTunes e Google

source

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.