Celso Amorim viaja à Venezuela para acompanhar eleição de domingo
Ex.Saúde, Presidente, Governo
O assessor especial da Presidência da República, Celso Amorim, embarca nesta sexta-feira (26) para a Venezuela para acompanhar as eleições presidenciais. O pleito ocorre no próximo domingo (28) e terá na disputa o atual presidente, Nicolás Maduro, e mais nove concorrentes.

A informação sobre a ida do ex-chanceler Amorim ao país vizinho foi confirmada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva nesta manhã, após participar de um evento. Nos últimos dias, o presidente defendeu a presença de observadores internacionais no pleito.
Cerca de 21 milhões de venezuelanos deverão eleger o próximo presidente.
O processo eleitoral na Venezuela tem sido questionado por potências como os Estados Unidos e pela União Europeia, sobretudo em pontos como a segurança do resultado das eleições. Na quarta-feira (24), o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) desistiu de enviar dois representantes para acompanhar o pleito, após Nicolás Maduro afirmar que as eleições no Brasil não são auditadas.
Nos últimos anos, por conta dos questionamentos, os principais partidos de oposição vinham boicotando as eleições nacionais.
A Venezuela enfrenta um bloqueio financeiro e comercial pelo menos desde 2017, quando potências como Estados Unidos, Canadá, Reino Unido e União Europeia passaram a não reconhecer a legitimidade do governo Maduro.
O país vizinho também passou por grave crise econômica no período, com hiperinflação e perda de cerca de 75% do PIB (Produto Interno Bruto, soma de todos os bens e serviços produzidos no país), o que resultou na migração de mais de 7 milhões de pessoas.
Desde meados de 2021, o país vem mostrando alguma recuperação econômica. A hiperinflação foi controlada, e a economia voltou a crescer em 2022 e 2023, porém, os salários continuam baixos e os serviços públicos deteriorados.
Edição: Nádia Franco
Beneficiário terá 45 ou 90 dias, a depender da cidade onde mora, para se inscrever no CadÚnico ou para atualizar cadastro. A partir de setembro, será preciso fazer registro biométrico.
Isenção da cobrança será das 8h às 18h nos dias 6 e 27 de outubro
Edital do concurso foi publicado na segunda-feira (22), no Diário Oficial da União, e também está disponível no site do BNDES.
Novo pedido foi feito nesta sexta-feira (26) após a defesa de Silveira informar ao ministro Alexandre de Moraes, relator do caso, que pagou a multa de R$ 247 mil, definida durante a condenação.
Doença tinha sido confirmada em um estabelecimento de avicultura em Anta Gorda (RS). Com a medida, o governo aguarda a retirada da suspensão de países importadores de carnes de aves e produtos.
Segundo a Aneel, as condições favoráveis para geração de energia elétrica no país permitirão a adoção da bandeira tarifária sem cobrança extra em agosto.
Febre olímpica cresceu lentamente na capital francesa, onde moradores reclamaram do fechamento de ruas no coração da cidade e comércios locais criticaram as perdas nas vendas.
TSE cancelou, nesta semana, a ida de dois representantes à Venezuela para acompanhar o pleito, após Nicolás Maduro afirmar que as eleições no Brasil não são auditadas.
Informações sobre posição na lista de espera para transplantes, check-list do Vida sem Nicotina e a localização de hospitais, farmácias e hemocentros estão disponíveis no aplicativo.
Em discurso feito na ONU em 2023, Nikolas chamou o presidente de “ladrão” e publicou a fala em redes sociais. Inquérito aberto pela Policia Federal concluiu pela materialidade do crime.
Conheça nossos aplicativos nas lojas online da iTunes e Google