MOBILIDADE 2025
Casos de síndrome respiratória aguda grave aumentam em dez estados

Ex.Saúde, Presidente, Governo
O novo boletim do InfoGripe, divulgado nesta quinta-feira (27), revela aumento do número de casos de síndrome respiratória aguda grave (SRAG) em dez estados: Amapá, Ceará, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Paraná, Piauí, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Roraima e São Paulo.

O aumento é decorrente dos vírus influenza A, sincicial respiratório (VSR) e rinovírus, que indicam retomada de crescimento na maioria dos estados da região centro-sul do Brasil. Além disso, alguns estados do Norte, como Amapá, Roraima e Ceará, também registram manutenção do aumento de VSR em crianças pequenas.
No agregado nacional, há indício de estabilidade de SRAG tanto na tendência de longo prazo (últimas seis semanas) quanto na de curto prazo (últimas três semanas). Referente à Semana Epidemiológica 25, de 16 a 22 de junho, o estudo tem como base os dados inseridos no Sistema de Informação de Vigilância Epidemiológica da Gripe (Sivep-Gripe) até o dia 24 de junho.
A covid-19 tem se mantido em patamares baixos quando comparada a seu histórico de circulação. Contudo, o vírus tem sido a principal causa de internação por SRAG entre os idosos no estado do Ceará nas últimas semanas. Além disso, alguns estados do Norte e Nordeste também têm apresentado uma leve atividade de covid-19.
A pesquisadora do Programa de Computação Científica da Fiocruz (Procc/Fiocruz) e do InfoGripe Tatiana Portella diz que ainda não tem nenhum sinal claro de crescimento de circulação da covid tanto no país, sobretudo nessas regiões. “No entanto, esse início de atividade do vírus nas regiões Norte e Nordeste merece a nossa atenção nas próximas semanas. É importante que os hospitais e as unidades de síndrome gripal dessas regiões reforcem a atenção para qualquer sinal de aumento na circulação do vírus”, alerta Tatiana.
Diante desse cenário, a pesquisadora destaca a importância da vacinação, tanto da influenza quanto da covid-19, de todos os elegíveis para se imunizar. Além disso, alguns cuidados, como o uso de máscaras em locais fechados com maior aglomeração de pessoas e em postos de saúde, são recomendados, sobretudo aos moradores das regiões que apresentam alta na circulação de vírus respiratórios. Tatiana recomenda que, em caso de aparecimento de sintomas, a pessoa se isole, se possível, para evitar a transmissão do vírus a outros indivíduos que ainda não foram infectados e que são grupo de risco, como idosos, crianças e pessoas com comorbidades.
Nas quatro últimas semanas epidemiológicas, a prevalência entre os casos com resultado positivo para vírus respiratórios foi de influenza A (22,6%), influenza B (0,8%), vírus sincicial respiratório (47,2%) e Sars-CoV-2/Covid-19 (6%). Entre os óbitos, a presença desses mesmos vírus entre os positivos foi de influenza A (47,1%), influenza B (0,3%), vírus sincicial respiratório (21,5%), e Sars-CoV-2/Covid-19 (22,4%).
Edição: Nádia Franco
Evento é um marco na luta pela igualdade e visibilidade dos indígenas LGBTQIA+ Guarani Kaiowá, através do diálogo, construção de redes de apoio e da incidência política, buscando garantir direitos e dignidade, diz a Apib.
Cardápio de temas do abordados por Biden e Trump terá manutenção da democracia nos EUA, situação da economia e o conflito no Oriente Médio. 
Um dia depois de atingir o maior nível em dois anos e meio, o dólar fechou com pequena queda (-0,20%), enquanto a bolsa de valores disparou e atingiu o maior nível em quase um mês.
Foram registradas 980 uniões entre pessoas do mesmo sexo nos cartórios do estado. No mesmo ano, houve 224 mudanças de nome e gênero. Nesta sexta-feira (28), é celebrado o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+.
No último dia de disputas da competição realizada em Tbilisi (Geórgia) a equipe brasileira feminina garantiu um ouro, enquanto a masculina  conquistou um bronze.
Comunicado destaca que ato descumpre os princípios internacionais da vida democrática e, particularmente, do bloco.
Estrutura foi condenada após as chuvas que inundaram o estado. Previsão é que as obras terminem em 8 meses.
Diante do cenário atual, todas as pessoas elegíveis para vacinação devem procurar se imunizar tanto contra influenza quanto contra covid-19, diz Tatiana Portella, pesquisadora da Fiocruz.
Presidente brasileiro também confirmou ida ao país no dia 9 de julho, onde irá se encontrar com o presidente Luis Arce, em Santa Cruz de la Sierra.
A primeira via da carteira é isenta de taxas. Desde janeiro de 2023, Detran faz a emissão escalonada do documento por idade. Até hoje, foram produzidas 659.283 carteiras no estado do Rio.
Conheça nossos aplicativos nas lojas online da iTunes e Google

source

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.