MOBILIDADE 2025
Campanha quer aumentar descarte correto de remédios no Brasil

Ex.Saúde, Presidente, Governo
Uma campanha iniciada neste domingo (7) quer aumentar a quantidade de remédios descartados do jeito certo no Brasil.
Esse é um hábito que já faz parte da rotina da servidora pública Lidiane Casco, moradora de Brasília.
“Recentemente, em fevereiro, meu filho fez uma cirurgia e teve que tomar antibiótico. Os antibióticos, geralmente, não vêm na dosagem adequada para o tratamento. Tive que comprar dois vidros e sobrou quase a metade de um vidro, e precisei descartar. Fui na farmácia e levei”, conta.
Em 2023, foram descartados corretamente 600 toneladas de medicamentos sem uso, o dobro do ano anterior. O objetivo da Campanha “Não Usou, Descartou” é aumentar esses números. A farmacologista e incentivadoras da iniciativa, Soraya Smaili, explica que jogar remédio no lixo comum, no vaso sanitário ou na pia acaba poluindo o solo e as águas.
“Nós já vemos grandes quantidades de alguns medicamentos que são encontrados nos reservatórios, nos locais de tratamento das águas, e também nos rios e mares”, ressalta.
O descarte correto é levar os medicamentos usados para farmácias e outros pontos com coletor da logística reversa. No Brasil, são cerca de 4 mil pontos.
Soraya Smaili informou que todas as cidades acima de 100 mil habitantes têm farmácias equipadas com local de coleta de remédios usados. Em algumas, cidades, os coletores estão instalados nas unidades básicas de saúde, ou seja, nos postos de saúde. 
Além dos medicamentos, as embalagens em que são armazenados devem ser entregues às farmácias, como cartelas de pílulas e comprimidos, garrafas de xarope, inclusive os copinhos e seringas medidores. Só a caixa de papelão e o papel da bula podem ser jogados no lixo reciclável se a pessoa preferir.
Materiais cortantes ou pontiagudos, como agulhas, não devem ser levados para farmácias. Eles podem ser descartados nas unidades básicas de saúde, que têm os locais adequados para descarte.
*Com produção de Joana Lima.
Edição: Roberto Piza/ Patrícia Serrão/Carolina Pimentel
Evento será realizado no Museu do Pontal, na zona oeste do Rio, nos dias 13 e 14 de abril. A entrada é gratuita e classificação livre.
Gaúcha foi campeã do florete feminino no Pré-Olímpico da Costa Rica. Confederação recorre de resultado da final da espada masculina, que deixou Alexandre Camargo fora.
A Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), que tem especialistas no local, relatou ter sido informada pela central russa que um drone foi detonado no local.
O documento publicado pela equipe de São Januário no dia 7 de abril de 1924 se tornou um marco no combate ao racismo e ao preconceito no futebol brasileiro.
Em 2023, 600 toneladas de medicamentos sem uso foram descartadas de forma adequada. Pílulas, comprimidos e frascos devem ser jogados em pontos instalados em farmácias e postos de saúde. 
Na sexta-feira (5), a embaixada do México em Quito foi invadida pelo polícia equatoriana que prendeu o ex-presidente Jorge Glas, asilado político. Operação foi criticada pela ONU e diversos países, como o Brasil. 
No Brasil, o fenômeno astronômico não poderá ser visto nem parcialmente, porque a América do Sul não está na trajetória do evento. Observatório Nacional fará transmissão ao vivo em seu canal do YouTube.  
Para sociólogo e historiador, sociedade se posicionou contra a violência política da ditadura, mas na democracia não se mobiliza contra as agressões cometidas pelo Estado contra jovens, negros, pobres e a periferia.
Este ano, professores selecionados participarão de cinco encontros virtuais em junho e julho. Palestrantes falarão sobre temas fundamentais em ciência.
Conflito completa seis meses neste domingo (7). Netanyahu condiciona fim da guerra à libertação de reféns israelenses. Hamas exige fim da ofensiva de Israel. 
Conheça nossos aplicativos nas lojas online da iTunes e Google

source

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.