Campanha incentiva doação de leite materno para recém-nascidos

Ex.Saúde, Presidente, Governo
A doação de leite humano para recém-nascidos aumentou 8% em 2023, em relação ao ano anterior, o maior aumento registrado nos últimos cinco anos. Entre janeiro e dezembro, foram doados 253 mil litros de leite humano, beneficiando 225.762 recém nascidos. Os dados foram divulgados nesta segunda-feira (6) pelo Ministério da Saúde, durante o lançamento da campanha Doe Leite Materno – Vida em Cada Gota Recebida.
A meta para 2024 é ampliar em 5% a oferta de leite materno a recém-nascidos internados nas unidades neonatais do país.
“Esse aumento é importante para que cada vez mais recém nascidos sejam beneficiados. Atualmente, apenas 55% dos bebês prematuros ou de baixo peso recebem leite do Banco de Leite Humano”, ressaltou a coordenadora de Atenção à Saúde da Criança e Adolescente do Ministério da Saúde, Sônia Venâncio.
A campanha de doação de leite humano é realizada anualmente pelo Ministério da Saúde, em parceria com a Rede Global de Bancos de Leite Humano, por meio da Fiocruz, com o objetivo de ressaltar a importância da doação de leite materno e aumentar o número de doadoras e dos estoques de leite materno nos bancos de leite. A campanha marca o Dia Mundial de Doação do Leite Humano, no dia 19 de maio
Segundo o Ministério da Saúde, o Brasil tem a maior e mais complexa rede de bancos de leite humano do mundo. São 231 bancos em todos os estados e 240 postos de coleta.
A embaixadora dos bancos de leite do Brasil, a atriz Maria Paula Fidalgo, destacou os benefícios da amamentação e da doação de leite. “Quando uma mulher dá à luz e dá leite para esse bebê, junto com o leite ela está dando amor, cuidado, e está formando toda uma psique mais saudável além de todos os benefícios para o sistema imunológico”.
O leite humano é capaz de reduzir em até 13% a mortalidade de crianças menores de cinco anos de idade por causas evitáveis.
Edição: Denise Griesinger
Na madrugada de domingo (5) para segunda-feira (6), militares do Exército percorreram as ruas alagadas da cidade para ajudar as famílias. Moradores resistem em deixar casas. Equipe da TV Brasil acompanhou a operação.
Guilherme Costa, Gabrielle Roncatto e Maria Fernanda Costa carimbaram o passaporte no primeiro dia de disputa da Seletiva Olímpica – Troféu Brasil de Natação.
Em comunicado, Hamas disse que aceitou proposta. Condições do acordo não foram divulgadas.
Meta para 2024 é ampliar em 5% a oferta de leite materno a recém-nascidos internados nas unidades neonatais do país.
Alexandre Nardoni foi condenado por homicídio qualificado  pela morte da filha Isabela, de apenas 5 anos. A mulher dele, Ana Carolina, participou do crime e também foi condenada.
Fernando Sastre, motorista do Porsche, está preso provisoriamente e passará por audiência de custódia. Caso foi registrado como captura de procurado pela 5ª Delegacia Seccional.
Além dos R$ 580 milhões anunciados na manhã desta segunda-feira, o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, anunciou mais R$ 480 milhões em emendas de transferência especial.
Pela previsão da prefeitura, nível de alagamento na região da Cidade Baixa, um dos locais mais afetados da capital, pode subir 1,5 metro nas próximas horas.
Número de municípios afetados subiu para 385. As autoridades contabilizam 339 feridos e 134 desaparecidos.
Medida autoriza a União a não computar despesas extraordinárias e renúncias tributárias para fins de meta fiscal. Também permite ao Rio Grande do Sul ampliar operações de crédito e o recebimento de transferências voluntárias. 
Conheça nossos aplicativos nas lojas online da iTunes e Google

source

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.