Caixas-pretas de avião que caiu em Vinhedo serão analisadas
Ex.Saúde, Presidente, Governo
As caixas-pretas contendo os gravadores de voz da cabine e de dados do voo 2283, da Voepass Linhas Aéreas, foram abertas por profissionais do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), neste sábado (10). Segundo nota divulgada pela Força Aérea Brasileira (FAB), os trabalhos de análise dos conteúdos já começaram e devem ser concluídos em 30 dias, quando será divulgado o Relatório Preliminar de Acidente Aeronáutico.

De acordo com o Cenipa, o material foi encaminhado ao Laboratório de Leitura e Análise de Dados de Gravadores de Voo, em Brasília.
A FAB informou ainda que o trabalho de investigação está sendo realizado por funcionários do Cenipa e do Quarto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa IV), órgão sediado na capital paulista, que já atuam na extração e degravação de dados de forma ininterrupta para que os trabalhos avancem para a fase de análise.
“Neste estágio, serão examinadas as atividades relacionadas ao voo, o ambiente operacional e os fatores humanos, bem como um estudo pormenorizado de componentes, equipamentos, sistemas e infraestrutura, entre outros”, destacou.
A aeronave turboélice, da marca francesa ATR, operada pela empresa Voepass, decolou com 62 pessoas, sendo quatro tripulantes, e caiu pouco depois das 13h20 da sexta-feira (9), em Vinhedos, no interior paulista, a 70 quilômetros do destino do voo. Não houve sobreviventes.
Edição: Kleber Sampaio
Total de medalhas douradas igualou-se aos de Atlanta (1996), Pequim (2008) e Londres (2012). Além da ginasta Rebeca Andrade (foto), a judoca Beatriz Souza e a dupla Duda e Ana Patrícia também foram campeãs.
Agora, com as caixas-pretas serão analisadas atividades relacionadas ao voo, ambiente operacional e fatores humanos, bem como será feito estudo de componentes e equipamentos do avião acidentado.
Campeãs olímpicas após 28 anos de jejum de ouros do Brasil no vôlei de praia feminino foram escolhidas como porta-bandeiras pelo COB. Cerimônia no Stade de France começa às 16h de domingo (11).
Os mortos são 34 homens e 28 mulheres. Dois corpos foram identificados por meio de exame datiloscópico. Por causa do grande número de vítimas, funcionamento na unidade central do IML é ininterrupto.
Testes serão feitos por mais 30 dias até o início da etapa de preparação de todos os municípios brasileiros. Sistema de alerta será decisivo para salvar o patrimônio da população.
Não houve sobreviventes. Corpos são removidos para o Instituto Médico Legal onde serão identificados. Parentes das vítimas são acomodados em hotéis de São Paulo.
Seleção feminina garante sexta medalha olímpica na história da modalidade, ao vencer por 3 sets a 1 (25/21, 27/25, 22/25 e 25/15). Disputa do ouro será às 8h de domingo (11), entre EUA e Itália.
Reconhecimento dos corpos é feito por três técnicas, segundo o Instituto Nacional de Criminalística: impressão digital, odontologia (arcada dentária) e exames genéticos.
“A prioridade é remover as vítimas de forma que seja possível a identificação. Não temos prazos, mas estamos envidando todos os esforços para que o término do trabalho seja o mais rapidamente possível”, diz Rodrigo Sanfurgo de Carvalho, superintendente regional da PF.
Conheça nossos aplicativos nas lojas online da iTunes e Google