Butantan desenvolve teste que detecta leptospirose em estágio inicial

Ex.Saúde, Presidente, Governo
O Instituto Butantan desenvolveu um exame pioneiro que será capaz de detectar a leptospirose no estágio inicial. Com isso, o tratamento poderia ser iniciado precocemente, melhorando a qualidade de vida dos pacientes.
Isso será possível por meio de uma proteína desenvolvida em laboratório por pesquisadores do Butantan. Essa nova tecnologia se mostrou superior ao teste convencional recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para detecção da doença e que só identifica anticorpos quando a infecção já está avançada, o que prejudica o tratamento.
Segundo o Butantan, o novo exame foi capaz de detectar a doença em mais de 70% dos pacientes que tinham obtido resultados falsos negativos nos primeiros dias de sintomas. Outro aspecto positivo do exame é que ele mostrou 99% de especificidade, ou seja, detectou especificamente os anticorpos contra a leptospirose, sem demonstrar reação cruzada com outras doenças infecciosas como dengue e malária.
O teste utiliza uma proteína quimérica recombinante, construída de forma sintética e denominada rChi2. Ela foi criada pelo grupo da pesquisadora Ana Lucia Tabet Oller Nascimento, do Laboratório de Desenvolvimento de Vacinas do Butantan.
O estudo foi publicado na revista Tropical Medicine and Infectious Disease, e os pesquisadores depositaram um pedido de patente em março de 2023.
Agora, o objetivo do Butantan é desenvolver um teste rápido utilizando a mesma proteína quimérica, semelhante aos testes que são feitos para detecção da covid-19 em farmácias. No entanto, em vez de secreção nasal, a coleta poderia ser feita por meio da urina ou sangue.
A leptospirose é uma doença infecciosa causada por uma bactéria, chamada Leptospira, presente na urina de ratos e outros animais. Ela é transmitida ao homem principalmente em enchentes ou contato com água contaminada. A OMS estima que cerca de 500 mil novos casos ocorram em todo o mundo a cada ano.
Os sintomas principais da doença são febre, dor de cabeça, dores pelo corpo (principalmente na panturrilha), podendo também ocorrer vômitos, diarreia e tosse. A leptospirose pode evoluir para a forma grave e afetar diferentes órgãos, principalmente fígado e rins, podendo levar à morte.
Edição: Juliana Andrade
O acidente ocorreu na rodovia BR-116, conhecida como Rio-Bahia, na altura do município de Campanário. Seis dos oito mortos estavam na caminhonete.
Tempestades também causaram a morte de um homem de 48, após deslizamento de terra em São Bernardo do Campo.
Especialistas orientam sobre como o conteúdo pode ser abordado nas diversas etapas do ensino formal.
Livro reúne mais de 100 brincadeiras registradas no Brasil e em seis países africanos que também falam português. Iniciativa segue diretrizes previstas na Lei 10.639, de 2003.
Para o embaixador Maurício Lyrio, a presidência do Brasil no G20 cria oportunidades para “associar as agendas da inclusão social e da sustentabilidade ambiental ao imperativo do desenvolvimento econômico.”
Região pode passar alagamentos, transbordamentos de rios e deslizamentos de terra. São 63 cidades em alerta vermelho até as 10h deste domingo.
Ainda hoje, 21 anos após a aprovação, a lei ainda não é cumprida. Pesquisa divulgada em 2023 mostrou que 71% das secretarias municipais de Educação não têm ações consistentes para a educação étnico-racial.
Uma criança de Juquitiba está desaparecida. Prefeitura disse que volume de chuva desta sexta-feira foi três vezes superior ao esperado para o dia.
A aeronave havia saído do Campo de Marte, em São Paulo, no dia 31 de dezembro, e ia para Ilhabela, no litoral paulista. Ele caiu em uma área de mata fechada no município de Paraibuna.
Novo exame foi capaz de detectar a doença em mais de 70% dos pacientes com resultado falso negativo nos primeiros dias de sintomas.
Conheça nossos aplicativos nas lojas online da iTunes e Google