Brasil registra déficit habitacional de 6 milhões de domicílios

Ex.Saúde, Presidente, Governo
O déficit habitacional do Brasil totalizou 6 milhões de domicílios em 2022, o que representa 8,3% do total de habitações ocupadas no país. Em termos absolutos, na comparação com 2019 (5.964.993), houve um aumento de cerca de 4,2% no total de déficit de domicílios.
Os dados foram divulgados nesta quarta-feira (24) pela Fundação João Pinheiro (FJP), instituição responsável pelo cálculo do déficit habitacional do Brasil em parceria com a Secretaria Nacional de Habitação do Ministério das Cidades. 
A predominância do déficit habitacional no país é em famílias com até dois salários mínimos de renda domiciliar (R$ 2.640), prioritariamente aqueles da Faixa 1 do Programa Minha Casa, Minha Vida, do governo federal (74,5%). No resultado geral do indicador, o componente ônus excessivo com o aluguel urbano (famílias com renda domiciliar de até três salários-mínimos que gastam mais de 30% de sua renda com aluguel) se destaca, com 3.242.780 de domicílios, o que representa 52,2% do déficit habitacional.
“A gente teve um período recente sem política pública de moradia, houve a crise sanitária e econômica, muitas famílias ficaram sem renda. O principal componente do déficit habitacional é o ônus excessivo por aluguel, as famílias que gastam mais de 30% da sua renda com aluguel. Essas famílias são a maioria das que integram esse déficit, têm necessidade de uma nova moradia”, disse a diretora executiva da ONG Habitat para a Humanidade Brasil, Socorro Leite. “Precisamos de política pública continuada com aumento de renda, além de ter investimento em infraestrutura das casas”.
Segundo o estudo, as mulheres aparecem como 62,6% do total de  responsáveis pelos domicilios (3.892.995) e as pessoas negras (exceto na região Sul do Brasil) são maioria em praticamente todos os componentes, consequentemente, no próprio déficit habitacional.
O déficit habitacional absoluto por região é de 773.329 no Norte do Brasil; 1.761.032 no Nordeste; 499.685 no Centro-Oeste; 2.433.642 no Sudeste e 737.626 na região Sul. 
Regionalmente, as habitações precárias (domicílios improvisados ou rústicos) são o principal componente responsável pelo déficit habitacional no Norte (42,8%) e Nordeste (39,9%), onde há maior relevância do déficit habitacional rural. No Sudeste, Sul e Centro-Oeste do país, o predomínio é do ônus excessivo com o aluguel urbano.
A atualização dos dados para o ano de 2022 teve como base a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e o Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico).
Edição: Sabrina Craide
Colegiado foi criado para aumentar a participação da sociedade civil no acompanhamento da aplicação dos princípios do sistema público de radiodifusão, observada a pluralidade da sociedade brasileira.
Houve aumento de cerca de 4,2% na comparação com 2019. Predominância é em famílias com até dois salários mínimos de renda domiciliar.
Por 14 votos a 1, Conselho Nacional da Previdência Social (CNPS) aprovou novo limite de juros, que é 0,04 ponto percentual menor que o atual (1,72% ao mês).
Programa Voto Com Orgulho incentiva maior representatividade de pré-candidaturas LGBTI+ nas eleições, de caráter suprapartidário.
Texto proíbe remuneração dos participantes e, em caso de danos, voluntário deve receber assistência integral, imediata e gratuita de patrocinador do estudo. Projeto aprovado estabelece exigências éticas e científicas nos estudos. 
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, argumenta que qualquer desoneração a um setor deve ser vinculada a alguma medida de compensação para manter a arrecadação. 
Até o momento, as nove pessoas não foram identificadas. O procedimento é de inumação, pois permite que, caso seja do interesse das famílias, os corpos possam ser exumados e sepultados em outro local.
Ministra espera que as ações concretas de reparação ocorram. “Pela primeira vez, a gente está aqui fazendo um debate dessa dimensão a nível internacional”.
Invasores usaram credenciais de gestores federais no Portal Gov.br para entrar no sistema. Tesouro Nacional informa que tentativas de operações na plataforma não causaram prejuízos à “integridade do sistema”.
A 92 dias da abertura da Olimpíada, jovem de 16 anos é detido por autoridades antiterrorismo após publicar em redes sociais que “planejava criar um cinto explosivo para se tornar um mártir”. 
Conheça nossos aplicativos nas lojas online da iTunes e Google

source

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.