Bolsonaro critica relatório da PF que o indiciou no caso das joias

Ex.Saúde, Presidente, Governo
O ex-presidente Jair Bolsonaro ironizou nesta segunda-feira (8) o relatório no qual a Polícia Federal (PF) o indiciou no esquema de venda ilegal das joias recebidas de autoridades estrangeiras durante seu governo.
Pelas redes sociais, Bolsonaro tentou descredibilizar a acusação e ironizou a correção feita pela PF no valor que teria sido desviado.
No relatório enviado ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), relator do caso, a PF disse inicialmente que o valor estimado dos desvios seria de R$ 25 milhões. Em seguida, o delegado responsável pelo caso retificou a informação e disse que o montante pode chegar a R$ 6,8 milhões.
“Aguardemos muitas outras correções. A última será aquela dizendo que todas as joias desviadas estão na CEF, acervo ou PF, inclusive as armas de fogo. Aguarda-se a PF se posicionar no caso Adélio: ‘quem foi o mandante?’ Uma dica: o delegado encarregado do inquérito é o atual diretor de inteligência”, escreveu.
Segundo a PF, parte das joias sauditas recebidas pelo governo do ex-presidente Jair Bolsonaro saíram do país em uma mala transportada no avião presidencial no dia 30 de dezembro de 2022, quando Bolsonaro deixou o país para passar uma temporada nos Estados Unidos no fim de seu mandato.
De acordo com os investigadores, o ex-presidente não realizou movimentações em suas contas. O fato levou a PF a concluir que Bolsonaro usou o dinheiro obtido com a venda das joias para se manter nos Estados Unidos.
Edição: Sabrina Craide
Pais contará com 19 mulheres e 24 homens. Entre os favoritos ao pódio, está Alison dos Santos (foto), número 2 do mundo nos 400m com barreiras. As provas do atletismo ocorrerão de 1º a 11 de agosto.
Segundo a PF, algumas joias estavam em lojas dos Estados Unidos, mas foram resgatadas às pressas e enviadas ao Brasil após a imprensa informar que o esquema estava sendo investigado.
Nesta madrugada, acidente em rodovia capixaba matou 3 torcedores corintianos que voltavam de um jogo em Belo Horizonte. No interior paulista, choque entre van e ônibus deixou 6 mortos.
PF apurou a existência de uma associação criminosa cujo objetivo específico era desviar e vender objetos de valor recebidos por Bolsonaro como presente oficial.
Compra faz parte do programa de renovação e ampliação da frota do sistema Petrobras e pode gerar novas oportunidades para a indústria naval brasileira.
Sigilo do relatório que indiciou o ex-presidente Jair Bolsonaro e mais 11 acusados de participarem do suposto esquema foi retirado pelo ministro Alexandre de Moraes, do STF.
Segundo o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, 31.050 candidatos pediram a devolução. Valor será devolvido após aplicação das provas, em 18 de agosto.
Entre os estreantes chamados pelo técnico Bernardinho estão os irmãos Alan e Darlan, Adriano, Flávio e Lukas Bergmann. A estreia do Brasil será contra a Itália, em 27 de julho, pelo Grupo B.
Conheça nossos aplicativos nas lojas online da iTunes e Google