Boletim InfoGripe diz que VSR supera covid-19 em mortes de crianças

Ex.Saúde, Presidente, Governo
A crescente circulação do vírus sincicial respiratório (VSR) gerou aumento expressivo da incidência e mortalidade de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) em crianças de até dois anos de idade, ultrapassando as mortes associadas à covid-19 nessa faixa etária nas últimas oito semanas epidemiológicas.
O VSR responde por 57,8% do total de casos recentes de SRAG com identificação de vírus respiratório. Outros vírus respiratórios que merecem destaque nas crianças pequenas são o rinovírus e o Sars-Cov-2.
Os dados foram divulgados no Boletim Infogripe da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro, nessa quinta-feira (25).
Entre a totalidade de óbitos, o crescimento da influenza A faz com que o percentual associado a esse vírus comece a se aproximar do observado para a covid-19 nas últimas quatro semanas. Apesar disso, a covid-19 ainda tem amplo predomínio na mortalidade de idosos, que também é a faixa etária que mais se destaca em relação a mortes por SRAG.
Nas quatro últimas semanas epidemiológicas, a prevalência entre os casos com resultado positivo para vírus respiratórios foi de influenza A (23%), influenza B (0,4%), vírus sincicial respiratório (57,8%) e Sars-CoV-2/Covid-19 (10,7%).
Entre os óbitos, a presença desses mesmos vírus entre os positivos foi de influenza A (32%), influenza B (0,3%), vírus sincicial respiratório (10,8%), e Sars-CoV-2/Covid-19 (53,9%).
Pesquisador do Programa de Computação Científica (Procc/Fiocruz) e coordenador do InfoGripe, Marcelo Gomes destaca a importância da vacinação, que está com campanha para influenza A, o vírus da gripe, e do uso de máscaras adequadas (N95, KN95, PFF2) a qualquer pessoa que for a uma unidade de saúde e a quem estiver com sintomas de infecção respiratória.
“A atualização do Infogripe continua apontando para o aumento no número de novas internações por infecções respiratórias em praticamente todo o país. E isso se dá, nesse momento, fundamentalmente por conta do vírus VSR, que interna especialmente crianças pequenas. E, além disso, o próprio vírus da gripe, o vírus influenza A, a gente vê aí também em clara ascensão em todo o país”, disse o pesquisador.
Edição: Kleber Sampaio
Pesquisa analisou atividade mineradora na região ao longo de 37 anos, entre 1985 e 2022. O maior impacto ocorreu de 2016 e 2022, exatamente nas terras indígenas onde o garimpo cresceu 361%.
Líderes de empresas ligadas ao caso também foram denunciados por integrar ou promover a facção conhecida como Primeiro Comando da Capital (PCC)”, diz o Ministério Público de São Paulo.
Segundo o Ministério Público Federal, diversas perícias já foram feitas para averiguar a existência de impactos nesses locais.
Além de Piruinha, também foram julgados e absolvidos pelo 3º Tribunal do Júri do Rio de Janeiro, a filha de Piruinha, Monalliza Neves Escafura, e o policial militar Jeckeson Lima Pereira.
Pior acidente nuclear da história ocorreu há 38 anos, em 26 de abril de 1986. Explosão de reator na antiga república soviética contaminou cerca de três quartos da Europa.
Denúncia foi feita pela ONU, que manifestou preocupação pelo fato de um projeto de lei, que impõe sanções mais severas, estar pronto para ser aprovado
Quatro câmeras espiãs foram encontradas em imóvel alugado pela deputada, em Brasília. Além de quatro câmeras espiãs, havia microfones, gravador DVR e modem. Foram extraídos 164.325 registros audiovisuais.
IPCA-15 acumula taxa de 1,67% no ano. Em 12 meses, o indicador registra inflação de 3,77%, abaixo dos 4,14% acumulados até a prévia de março deste ano, diz IBGE.
Modi está buscando o terceiro mandato consecutivo com base em seu histórico econômico. Adversários formaram aliança com mais de duas dúzias de partidos.
Conheça nossos aplicativos nas lojas online da iTunes e Google