Bloco das Carmelitas abre a programação oficial do carnaval do Rio

Ex.Saúde, Presidente, Governo
O desfile do Bloco das Carmelitas abriu a temporada oficial de carnaval na cidade do Rio de Janeiro na tarde de sexta-feira (9). O bloco é um dos mais tradicionais e, em 2024, celebra 34 anos de existência. Os foliões ocuparam as ruas de Santa Teresa, na zona sul da capital, ao som de um samba que reverencia o direito de cada pessoa ser aquilo que é. O tema do bloco este ano é Carnaval da Diversidade e das Cores.
Vestidos com fantasias de freiras, que são o símbolo do bloco, além de padres, anjos e demônios, a multidão mostrava o encontro entre o sagrado e o profano, embalada por versos como “olhei pro céu /e vi o homem voando / o arco-íris vai pintando / a igualdade e inclusão”.
O Bloco das Carmelitas saiu pela primeira vez no segundo semestre de 1990, para homenagear Laurinda Santos Lobo, socialite cuja casa abrigou as mais badaladas festas do Rio de Janeiro, no bairro de Santa Teresa, nas primeiras décadas do século 20. Composto inicialmente por peladeiros que jogavam futebol no terreno ao lado da casa de Laurinda, antigo Parque das Ruínas, atual Centro Cultural Municipal Parque Glória Maria, no ano seguinte o bloco já abriu e fechou a folia no bairro, com duas saídas. Uma delas ocorria na sexta-feira que antecede o carnaval e outra na terça-feira gorda, o que se repete até hoje.
Como Santa Teresa surgiu a partir da fundação do Convento das Carmelitas, os foliões e amantes do bairro deram o nome de Carmelitas ao bloco. Criou-se a lenda de que, todo ano, uma freira pula o muro do convento para brincar o carnaval na sexta-feira e volta para a clausura somente na terça. Com isso, virou tradição no bloco homens e mulheres vestirem hábitos de freira, para que a “fujona” possa brincar em paz, sem ser reconhecida. Além das fantasias de freiras, passou a fazer parte do bloco também uma grande boneca, que se apresenta para o público como a carmelita mais animada.
Para conferir a programação completa dos blocos, com data, horário e percurso, basta baixar o app Blocos Rio 2024, disponível em todas as plataformas digitais. A ferramenta é gratuita e funciona por geolocalização.
Edição: Aline Leal
Com este triunfo a equipe catarinense garantiu a classificação para as semifinais da competição, onde enfrentará o vencedor de Real Brasília e Cruzeiro.
A noite de sexta-feira foi de muito transtorno para os moradores da capital federal. Verdadeiras correntezas se formaram nas ruas e também nos corredores da Universidade de Brasília.
Ministro do STF converteu em preventiva prisão do presidente do PL, Valdemar Costa Neto (foto). Filipe Martins e Marcelo Câmara, ex-assessores de Bolsonaro, e major Rafael Oliveira vão continuar presos.
Em Goiás o Atlético-GO derrotou o Crac por 1 a 0, no Estádio Antonio Accioly, para assumir a 4ª posição do Goiano com 13 pontos, três a menos do que o líder Vila Nova.
Ministro do STF determinou que suspensão do julgamento dos quatro acusados irá valer até STF julgar os recursos extraordinários.
Funcionários do Banco Central também decidiram entregar imediatamente os cargos comissionados. A devolução inclui cargos de gerências e diretorias.
Em muitas cidades, foliões terão de enfrentar altas temperaturas. Em São Paulo, por exemplo, os termômetros podem chegar a marcar 34ºC.
Contratações começaram no evento Rumo à COP30: Rodada de Negócios e contempla os micro, pequenos e médios empresários dos setores de hotéis, bares e restaurantes.
Baixada Santista é alvo de nova fase da Operação Escudo, lançada como reação à morte de um policial da Rota, em Santos no dia 2. Até quarta-feira, ação resultou em 9 mortes.
Público ocupou as ruas de Santa Teresa ao som de um samba que reverencia o direito de cada pessoa ser aquilo que é. Tema do bloco este ano é Carnaval da Diversidade e das Cores.
Conheça nossos aplicativos nas lojas online da iTunes e Google