Belém recebe 5ª edição do Festival Comunicação, Culturas e Jornalismo
Ex.Saúde, Presidente, Governo
Começa no dia 22 deste mês e vai até 24 a quinta edição do FALA! – Festival de Comunicação, Culturas e Jornalismo de Causas. O evento antecede a Conferência das Partes (COP) de 2025.
O objetivo é debater o futuro do jornalismo e seu impacto na sociedade brasileira, abordando a importância da comunicação e da cultura na defesa dos territórios e da vida. Realizado no campus Alcindo Cacela, da Universidade da Amazônia (Unama), o encontro organizado pelo Instituto FALA! é gratuito, mas é necessário retirar ingressos pelo Sympla.
O evento pretende ainda criar um ambiente para refletir sobre o jornalismo independente e a comunicação popular como ferramentas em prol de uma democracia plena. Além disso, discutirá a importância da cultura, da identidade e das variadas formas de expressão artística no fazer jornalístico, estimulando o desenvolvimento de uma rede de mídias alternativas que favoreça discussões amplas e contínuas sobre os principais temas do país e do continente, colaborando na proteção dos profissionais da imprensa independentes.
Segundo a organização, a programação contempla performances artísticas, rodas de conversa e mesas de debate com referências da comunicação. As novidades deste ano incluem sessões de exibição audiovisual e oficinas técnicas. Entre as presenças confirmadas estão a da professora universitária Zélia Amador, ativista do Movimento Negro e fundadora do Centro de Estudos e Defesa do Negro do Pará (Cedenpa), que será homenageado, Erisvan Guajajara, jornalista e ativista indígena fundador do Coletivo Mídia Indígena, e Nay Jinkss, artista visual e artivista LGBTQIAPN+
“O Festival FALA! é momento muito relevante para o jornalismo brasileiro, com maior debate sobre jornalismo e cultura. O encontro inclui a diversidade da maneira como deve ser abordada, como central. É um encontro de gente preta debatendo os temas centrais do país e da comunicação”, disse o cofundador da Alma Preta Jornalismo e diretor do Instituto FALA!, Pedro Borges.
A edição traz o relançamento do livro Griots e Tecnologias Digitais, dos autores Thiane Neves Barros e Tarcízio Silva e apresentação ao público dos trabalhos de reportagem e produção audiovisual dos coletivos de comunicação de Pernambuco – Redes do Beberibe, Portal Afoitas, Fórum de Juventudes do Cabo e Eficientes – escolhidos por meio de edital lançado no final da última edição, realizada em 2023, no Recife.
“O festival chega à quinta edição cercado de expectativas positivas. Assim como Salvador e Recife, Belém é cidade pujante no campo socioeconômico e conhecida por sua riquíssima cena cultural. Esperamos que o Festival FALA! seja espaço de trocas e aprendizados entre todos os participantes” afirmou o fundador e editor-chefe do site 1 Papo Reto e diretor do Instituto FALA!, Rosenildo Ferreira.
Para mais informações e consulta à programação basta acessar o site do evento.
Edição: Graça Adjuto
Magistrado, contudo, manteve a parte da decisão do corregedor-geral nacional que rejeitou a possibilidade de assinatura de um TAC com Vasques, ressaltando que a avaliação cabe exclusivamente ao corregedor.
Desde 2023, quando a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o uso provisório do imunizante, o Brasil já recebeu cerca de 47 mil doses da vacina e aplicou 29 mil.
Instituto recomenda ingerir bastante líquido, evitando bebidas diuréticas como café e álcool, e que evitem atividades físicas e exposição ao sol nas horas mais quentes e secas do dia.
Enfermidades transmitidas por mosquitos colocam a vida de bilhões de pessoas em risco. Doenças podem ser evitadas. Como não há vacina para grande parte das infecções, recomenda-se prevenir a picada.
Oriente Médio vem se preparando para a resposta declarada do Irã, após o assassinato do líder do Hamas, Ismail Haniyeh, em Teerã, em 31 de julho.
Encontro vai debater futuro do jornalismo e seu impacto na sociedade brasileira, destacando a importância da comunicação e da cultura na defesa dos territórios e da vida.
Queima de combustível e materiais lubrificantes elevou os níveis de cloro no ar, na região ocidental de Ternopil.
Para movimento islâmico palestino, plano não contempla cessar-fogo total e a retirada do Exército israelense do enclave.
Candidatos têm até esta quarta-feira para entrar com recursos sobre as questões, o que deve ser feito online, na página do CNU, na área do candidato.
María Branyas sobreviveu à pandemia de gripe espanhola em 1918, a duas guerras mundiais, à Guerra Civil na Espanha, bem como à covid-19, em 2020.
Conheça nossos aplicativos nas lojas online da iTunes e Google