Barroso pede ao Judiciário seriedade no combate a queimadas criminosas

Ex.Saúde, Presidente, Governo
O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Luís Roberto Barroso, cobrou nesta segunda-feira (16) seriedade do Poder Judiciário no combate às queimadas criminosas no país.
Durante discurso na abertura da reunião do Observatório do Meio Ambiente e de Mudanças Climáticas do CNJ, Barroso disse que recebeu um telefonema do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que demonstrou preocupação com a impunidade de quem pratica queimadas dolosas.
“Faço um apelo ao Poder Judiciário, aos juízes brasileiros, que tratem esse crime com a seriedade que ele merece ser tratado”, afirmou. 
Barroso disse que tem informações técnicas que confirmam que todas as queimadas na Amazônia e no Pantanal são provocadas pela ação humana. 
“Tem a ação criminosa deliberada, que é de tocar fogo na mata, e tem a ação criminosa de queima de lixo, que também tem servido para propagar essas queimadas que estão devastando o país”, disse. 
Ontem (15), o ministro Flávio Dino, do Supremo, autorizou o governo federal a emitir créditos extraordinários fora dos limites fiscais para o combate às queimadas. O ministro também já determinou medidas para o enfrentamento aos incêndios na Amazônia e no Pantanal, como contratação emergencial de brigadistas e ampliação do efetivo da Força Nacional. 
Edição: Sabrina Craide
O baiano deixou claro que trabalhará para representar o Brasil na próxima edição dos Jogos Olímpicos, que será realizada em Los Angeles (Estados Unidos), em 2028.
Creuza José Correra, de 77 anos, foi retirada dos escombros sem vida. O ex-marido dela, Luiz Carlos da Silva, de 79 anos, chegou a ser levado ao hospital, mas não resistiu e acabou morrendo.
Com 146 dias sem chuvas este ano no Distrito Federal, o tempo quente e seco dificulta o trabalho das equipes e facilita a propagação das chamas.
Fumaça liberada pelos incêndios contém misturas de gases tóxicos e de partículas muito finas que prejudicam os alvéolos pulmonares, disse a médica Margareth Dalcomo à Rádio Nacional.
Tribunal vai analisar os recursos dos acusados pela morte do indigenista e do jornalista contra decisão de serem julgados pelo Tribunal do Júri.
Ministro do STF disse que tem informações técnicas que confirmam que os incêndios na Amazônia e no Pantanal são provocadas pela ação humana. 
Movimento, coordenado pela Cátedra Unesco para a Sustentabilidade do Oceano, é estratégia para ampliar a conscientização sobre a importância dos mares e sua preservação.
“A gente espera que ao longo dessa semana já tenhamos prisões. Seremos implacáveis”, diz governador Cláudio Castro.
Governador Cláudio Castro informou que dois milhões de moradores de municípios como Niterói, São Gonçalo, Itaboraí, Maricá, entre outros, já estão sofrendo com a redução do abastecimento.
Indígenas passaram de 2.172 registros, em 2020, para 2.479 registros este ano. Crescimento foi notado em todas as regiões do Brasil.
Conheça nossos aplicativos nas lojas online da iTunes e Google

source

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.