Azul e Gol anunciam acordo para compartilhar voos domésticos

Ex.Saúde, Presidente, Governo
A partir do fim de junho, os clientes da Azul e da Gol podem comprar passagens de uma companhia nos canais de venda de outra. As duas empresas anunciaram, nesta quinta-feira (23), um acordo de cooperação comercial por meio de codeshare, compartilhamento de códigos em inglês.
O acordo só valerá para rotas domésticas exclusivamente operadas por uma das duas companhias. As rotas em que ambas as empresas concorrem diretamente estão fora do codeshare.
Por meio do codeshare, o passageiro utiliza os canais de pesquisa, de venda e os padrões de serviço de uma companhia para embarcar em outra. No entanto, o check-in deverá ser feito nos guichês ou nos canais digitais da companhia que opera o voo. Nos voos com conexão, o cliente fará o check in na empresa que opera o primeiro trecho e automaticamente receberá os cartões de embarque de todos os voos.
O despacho de bagagens seguirá o mesmo procedimento, com o cliente despachando as malas na companhia que opera o voo ou o primeiro trecho, recebendo-as no destino final. Para remarcar ou cancelar a viagem, o passageiro deve procurar a companhia onde comprou a passagem.
Em comunicado, as duas companhias esclareceram que o acordo também abrange os programas de fidelidade. Membros do Smiles (da Gol) e do Azul Fidelidade acumularão pontos ou milhas no programa de sua escolha.
A data exata para o início das vendas com codeshare não foi informada. As duas empresas informaram apenas que os canais começarão a oferecer as rotas compartilhadas no fim do próximo mês.
Nas redes sociais, o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, destacou que esse tipo de parceria é comum no setor aéreo em diversos países. Destacou que o ministério e a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) buscarão preservar as melhores condições para o consumidor brasileiro.
“Esse tipo de acordo comercial já ocorre entre outras companhias aéreas nacionais e internacionais ao redor do mundo. Nós esperamos que possa ampliar a conectividade entre os diversos destinos brasileiros, gerando maior complementaridade na malha nacional, oferecendo mais opções de voos para os brasileiros”, destacou Costa Filho.
No fim de janeiro, a Gol entrou com pedido de recuperação judicial nos Estados Unidos, para levantar capital e reestruturar as finanças após a pandemia de covid-19. A companhia informou que o pedido não afeta as operações no Brasil. Na época, o governo informou que monitora os desdobramentos da recuperação judicial.
Edição: Aécio Amado
Questão será analisada pelos cinco ministros da Segunda Turma, que deverão apresentar seus votos até o dia 4 de junho.
Segundo o Ministério da Igualdade Racial, das 147 comunidades quilombolas do Rio Grande do Sul, distribuídas por 68 municípios, 136 declarados em estado de calamidade ou em emergência.
Formulário virtual foi criado para cadastro de profissionais do audiovisual que precisam de ajuda.
O sistema ProConsumidor recebeu 231 reclamações sobre cancelamento unilateral de contratos.; o Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor, 66; e a plataforma consumidor.gov.br, 1.753.
Procedimento é usado pela medicina nos casos de abortos previstos em lei, como o caso de estupro.
Presidente sugere que empresas estrangeiras se instalem no Brasil para aproveitar potencial energético limpo. “Se quiserem, que venham utilizar energia verde aqui, trazendo emprego e desenvolvimento”.
Confederação avalia que este será o maior conjunto de sinistros já pago pelo setor no Brasil em consequência de um único evento. 
Obra, que é um marco nas discussões sobre gênero e libertação sexual, foi tema do programa Viva Maria.
Compartilhamento só valerá para rotas domésticas exclusivamente operadas por uma das duas companhias. As rotas em que ambas as empresas concorrem diretamente estão fora do codeshare.
“O COI e o Acnur [Agência de Refugiados da ONU] se equivocam e se prestam a uma farsa contra Cuba”, afirmou em artigo o jornal Gramma, publicação que reflete as posições do governo.
Conheça nossos aplicativos nas lojas online da iTunes e Google

source

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.