Associação defende revogação de medida que afastou juízes federais

Ex.Saúde, Presidente, Governo
A Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe) defendeu, nesta segunda-feira (15),  a revogação da decisão do corregedor nacional de Justiça, Luís Felipe Salomão, que afastou das funções a juíza federal Gabriela Hardt, sucessora de Sergio Moro no comando da Operação Lava Jato, e de mais um juiz e dois desembargadores.
Em nota à imprensa, a Ajufe diz que recebeu a decisão com surpresa. Para a associação, a medida só poderia ser tomada pelo plenário do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
“O órgão com a competência natural para deliberar por tal afastamento é o plenário do Conselho Nacional de Justiça, tanto que [está] pautada a matéria para julgamento na sessão de amanhã, dia 16/04/2024, revelando-se inadequado o afastamento por decisão monocrática e na véspera de tal julgamento”, afirma a associação.
Além disso, a Ajufe também defende a atuação dos magistrados. “Os magistrados e magistrada afastados pela decisão monocrática acima referida possuem conduta ilibada e décadas de bons serviços prestados à magistratura nacional, sem qualquer mácula nos seus currículos, sendo absolutamente desarrazoados os seus afastamentos das funções jurisdicionais”, conclui a associação.
Para afastar a juíza, Luis Felipe Salomão afirmou que a Gabriela Hardt cometeu irregularidades em decisões que autorizaram o repasse de cerca de R$ 2 bilhões oriundos de acordos firmados com os investigados da Lava Jato, entre 2015 e 2019, para um fundo que seria gerido pela força-tarefa da operação. Os repasses foram suspensos em 2019 pelo Supremo Tribunal Federal (STF).
A decisão também indica que Gabriela Hardt pode ter discutido os termos do acordo “fora dos autos” e por meio de aplicativo de mensagens WhatsApp.
A assessoria de imprensa da Justiça Federal em Curitiba informou que a juíza não vai se manifestar sobre o afastamento.
A liminar que autorizou o afastamento dos magistrados será julgada amanhã (16) pelo plenário do CNJ. 
Edição: Nádia Franco
Iniciativa do Conselho Nacional de Justiça e do Ministério da Justiça quer estabelecer medidas para cumprir plano de enfrentamento aos problemas carcerários determinado pelo STF.
Para solicitar o benefício, basta acessar o aplicativo ou site do INSS ou a Central de Atendimento 135. O serviço é gratuito.
Medida prevê a securitização, que possibilita que empresas transformem suas dívidas em produto financeiro, como títulos negociáveis no mercado financeiro.
Desde 2020, quando o projeto STF Educa foi iniciado, mais de 40 mil cidadãos foram capacitados por meio dos cursos virtuais oferecidos pelo Supremo Tribunal Federal.
Fatores domésticos e internacionais afetaram o mercado financeiro. No cenário interno, a mudança da meta fiscal para 2025, com a manutenção do déficit zero, foi mal recebida pelos investidores.
O presidente Emmanuel Macron afirmou que as mudanças na cerimônia, programada para ser realizada no dia 26 de julho, podem ser motivadas por questões de segurança.
“Não escrevi sozinha. Não consigo ainda. Ditei para minha irmã Evelyn Kligerman”, esclarece a escritora.
Proposta foi enviada nesta segunda-feira (15) ao Congresso. Com margem de tolerância, superávit primário só ocorreria em 2027.
Evandro e Arthur Lanci garantiram o bronze na competição de vôlei de praia, o Challenge de Guadalajara (México). Torneio deu pontos para classificação para Paris 2024.
Desabamento aconteceu por volta das 16h, no supermercado Vencedor Atacadista, depois de uma forte chuva atingir a região. 
Conheça nossos aplicativos nas lojas online da iTunes e Google

source

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.