Apagão cibernético afetou 8,5 milhões de computadores da Microsoft

Ex.Saúde, Presidente, Governo
A gigante da tecnologia Microsoft informou neste sábado (20) que o apagão tecnológico que afetou diversos setores ao redor do mundo prejudicou 8,5 milhões de máquinas com o Windows, software fabricado pela Microsoft. Montante representa menos de 1% do total dos processadores da empresa, segundo informou a companhia.
“Embora a porcentagem tenha sido pequena, os amplos impactos econômicos e sociais refletem o uso do CrowdStrike por empresas que executam muitos serviços críticos”, afirmou a companhia em blog.
A Microsoft explicou que o apagão ocorreu porque a CrowdStrike – empresa independente de segurança cibernética – fez uma atualização do sistema, o que levou ao apagão de softwares de Tecnologia de Informação (TI) em todo o mundo.
“Desde que este evento começou, mantivemos comunicação contínua com nossos clientes, CrowdStrike e desenvolvedores externos para coletar informações e agilizar soluções. Reconhecemos a interrupção que este problema causou para as empresas e nas rotinas diárias de muitas pessoas”, acrescentou, em nota, a empresa.
A Microsoft disse ainda que trabalha junto à CrowndStrike para desenvolver uma solução, mobilizando “centenas de engenheiros e especialistas” para atuar diretamente com os clientes e restaurar os serviços. Colaboraram também outros provedores de nuvem – serviços de armazenamento on-line de dados – como a Google Gloud Platform e a Amazon Web Services (AWS).
Ao finalizar o informe, a gigante da tecnologia disse que o apagão demonstra a natureza interconectada de todos os sistemas que cercam o ambiente cibernético. “Também é um lembrete de quão importante é para todos nós no ecossistema de tecnologia priorizar a operação com implantação segura e recuperação de desastres usando os mecanismos que existem”, concluiu.
Na madrugada desta sexta-feira (19), uma falha na atualização de conteúdo relacionada ao sensor de segurança CrowdStrike Falcon, que serve para detectar possíveis invasões de hackers, foi a causa do apagão cibernético que deixou milhares de empresas e pessoas em todo o mundo sem acesso a sistemas operacionais, especialmente o Windows, da Microsoft.
O evento afetou indústrias e serviços de diversos tipos, desde bancários, de transporte, de saúde até meios de comunicações de todo o mundo.
Edição: Aline Leal
Sindicato dos Funcionários do Sistema Prisional de SP diz que rebelião “é tragédia anunciada. Hoje, após violência contra servidores, pela primeira vez em quatro anos um presídio paulista registra um motim.”
Estimativa é que pelo menos 114 pessoas morreram durante os protestos contra cotas que reservam 30% das vagas em concursos públicos para famílias que lutaram pela independência do país.
“Sim, houve alguns problemas significativos na manhã de hoje, mas tudo foi muito bem resolvido”, disse o porta-voz do Comitê Olímpico Internacional, Mark Adams. “Foi um ensaio muito bom”.
Empresa diz que está trabalhando junto à CrowndStrike para desenvolver uma solução, mobilizando centenas de engenheiros e especialistas para atuar diretamente com os clientes e restaurar os serviços.
Com sete telões, Fanfest acompanhará ao vivo desempenho de atletas brasileiros na França. A programação também terá interação com atletas e ex-atletas, megashows e área gastronômica.
Nos Estados Unidos, a Agência de Defesa Cibernética alertou sobre os riscos de se cair em ações maliciosas.
Doença, que pode ser silenciosa, é o tipo mais agressivo das hepatites virais, podendo causar cirrose, câncer e até mesmo levar à morte.
Exame serve para a revalidação dos diplomas de medicina, tanto estrangeiros quanto brasileiros, que se formaram no exterior e querem atuar no Brasil.
Convívio entre animais e humanos, muitas vezes construídas após eventos traumáticos, traz benefícios à saúde física e mental dos tutores.
Ministério Público Federal diz que artefatos foram adquiridos em 2003 por representantes do museu de Lille em uma loja em São Paulo, que não tinha autorização para comercializar esses produtos.
Conheça nossos aplicativos nas lojas online da iTunes e Google