Anvisa: negociações sobre autotestes para dengue estão em andamento

Ex.Saúde, Presidente, Governo
As tratativas para a comercialização de autotestes para dengue no Brasil já estão em andamento entre o Ministério da Saúde e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A informação foi confirmada pelo diretor-presidente da agência, Antonio Barra Torres, em entrevista ao programa A Voz do Brasil, da Empresa Brasil de Comunicação (EBC).
“A dengue é uma doença de notificação compulsória. Então, é necessário que haja uma política pública gerada pelo Ministério da Saúde nesse sentido e que contemple, mesmo no caso do autoteste – aquele que o próprio cidadão poderá realizar – um mecanismo para que os sistemas de monitoramento sejam notificados, de modo que se possa justamente computar os casos em todo o Brasil.”
Segundo Barra Torres, atualmente, mais de 150 testes para diagnóstico da dengue estão registrados pela Anvisa e, portanto, têm utilização autorizada em território nacional. Nenhum deles, entretanto, se classifica na categoria autoteste. “Essas tratativas já estão em andamento”, reforçou o diretor-presidente da Anvisa.
“Quanto aos outros, os que não são autotestes, já temos toda uma priorização, a pedido do ministério, para novos registros, de maneira que se evite qualquer tipo de falta, por exemplo”, completou.
Barra Torres reforçou que a agência também é responsável por autorizar o comércio de repelentes no país. “O cidadão, quando vai a uma farmácia sabidamente certificada e inspecionada, terá certeza de que ali estão sendo comercializados produtos que foram avaliados pela agência”.
“O repelente é, de fato, uma estratégia muito importante porque vamos lembrar: vacinas promovem imunidade dentro de um intervalo de tempo. Então, para resolver o problema agora, combate ao foco do mosquito e prevenção contra o mosquito com o uso de repelentes.”
“Temos mais de 600 registros de repelentes no Brasil e nada nos leva a crer, neste momento, que possa haver algum tipo de desabastecimento”, concluiu, ao destacar a importância de seguir à risca as orientações que constam na bula ou no frasco do produto.
Edição: Graça Adjuto
Advogado da família repudia as acusações. Ele diz que inquérito do Ministério Público é cheio de contradições e não permitiu que os acusados se defendessem dos fatos imputados a eles.
O instituto orienta que, em casos de rajadas de vento, a pessoa evite se abrigar debaixo de árvores e estacionar veículos perto de torres de transmissão de energia e de placas de propaganda.
Homens com mais de 55 anos, mulheres com mais de 50 e crianças até 10 anos poderão entrar na mesquita de al-Aqsa, apenas nas sextas-feiras, para rezar.
Segundo o presidente da agência, mais de 150 testes para diagnóstico da doença estão registrados e, portanto, têm utilização autorizada, mas nenhum se classifica como autoteste.
Site da Télam está fora do ar desde que Milei anunciou que deseja extinguir o portal de notícias que tem 78 anos de existência. Especialistas denunciam que a medida viola o direito à informação.
Exercícios conjuntos visam “a promover a segurança e a cooperação multilateral”, bem como mostrar a boa vontade e a capacidade naval dos aliados.
Instituto Fome Zero defende que a colaboração entre pesquisadores, formuladores de políticas e a sociedade civil será essencial para enfrentar os desafios persistentes contra a fome.
O Ciedde vai atuar no combate aos discursos de ódio, discriminatórios e antidemocráticos e na luta contra a desinformação de cunho eleitoral.
Navio de caridade Open Arms leva uma barcaça contendo farinha, arroz e proteína. ONU estima que um quarto da população da Faixa de Gaza corre o risco de morrer de fome.
Reajustes de mensalidades escolares pressionaram o IPCA, com altas do ensino médio (8,51%), fundamental (8,24%), pré-escola (8,05%),creche (6,03%), além de cursos técnico, superior e de pós-graduação,
Conheça nossos aplicativos nas lojas online da iTunes e Google

source

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.