ANP: RS pode reduzir mistura de biocombustível à gasolina e ao diesel

Ex.Saúde, Presidente, Governo
Diante da urgência provocada pelas intensas chuvas no Rio Grande do Sul, que resultaram na decretação do estado de calamidade pública no estado, a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) adotou medidas emergenciais temporárias para garantir o fornecimento de combustíveis à região, com o controle da qualidade adequada.
Entre as medidas a agência reguladora autorizou flexibilizar por 30 dias, contados a partir do dia 3 de maio, da mistura de biodiesel ao óleo diesel e de etanol à gasolina. De acordo com a agência reguladora, o prazo pode ser revisto a depender das condições de abastecimento no estado.
O percentual de gasolina C adicionado ao etanol anidro passa dos atuais 27% para 21%, no mínimo. Já o percentual mínimo de biodiesel adicionado ao Óleo diesel S10 passa dos atuais 14% para 2%. Já o Óleo diesel S500 poderá ficar sem nenhuma mistura de biodiesel.
Conforme a ANP, a medida foi tomada porque as chuvas dificultam o abastecimento da região, principalmente no acesso ao biodiesel e ao etanol anidro. De acordo com a agência reguladora, em situação regular, esses biocombustíveis chegariam por via rodoviária ou ferroviária às bases de distribuição em Esteio e Canoas, mas diversos bloqueios em estradas e ferrovias do estado, impedem a normalidade do abastecimento do biodiesel e do etanol anidro.
A ANP informa ainda que monitora a situação na Região Sul: “a ANP segue monitorando a situação da região continuamente e qualquer alteração da situação ou complementação de suas ações será informada.”
“Ressaltamos que as medidas tomadas têm caráter excepcional, dada a dimensão aguda da crise na região, e serão revistas pela ANP sempre que houver fundada necessidade, em razão do desenrolar dos acontecimentos climáticos na região sul do país. ANP atua para garantir o abastecimento de combustíveis no Rio Grande do Sul diante da grave crise causada pelas intensas chuvas”, pontuou.
Apesar da crise climática, a ANP garantiu que não há alteração no fornecimento de combustíveis fósseis que chegam por ligação dutoviária da Refinaria Alberto Pasqualini (Refap), em Canoas, e às bases de distribuição no entorno. “Esse fluxo segue operacional e não foi alterado pela situação de calamidade”, completou.
Edição: Denise Griesinger
No comparativo com março de 2023, o setor registrou evolução de beneficiários em planos de assistência médica em 26 unidades da federação.
Os dois primeiros leilões para venda do óleo da União estão sendo previstos para julho deste ano e abril de 2025. Os demais leilões deverão ocorrer no 4º semestre de 2025.
Boletim divulgado nesta tarde pela Defesa Civil do Rio Grande do Sul aponta que 873.275 pessoas foram afetadas. Até o momento, foram confirmadas 83 mortes.
Ministro Paulo Pimenta participou, na manhã desta segunda-feira (6), de reunião das bancadas federal e gaúcha com ministros do governo federal, na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul.
Segundo a agência, a medida excepcional visa garantir o abastecimento à Região Sul, já que o biodiesel e o etanol chegam ao estado por rodovias, muitas das quais estão bloqueadas.
Aeroportos de Passo Fundo, Caxias do Sul, Pelotas e Santo Ângelo estão operando, mas podem ser impactados pelas condições meteorológicas registradas em todo o Rio Grande do Sul.
Organizadores veem como principais ameaças ataques efetuados pelo crime organizado e ativistas, entre outros. “Hackers éticos” foram acionados para testar os sistemas de informática.
De acordo com novo alerta do Inmet, divulgada esta manhã, a previsão é para a região sudeste do estado, com chuvas que podem chegar a 100 milímetros (mm) por dia e ventos de até 100 km/h.
Além de Porto Alegre, não há previsão de retomada das aulas na rede estadual nas cidades: São Leopoldo, Estrela, Guaíba, Cachoeira do Sul e Canoas.
Semana entre os dias 5 e 11 de maio celebra 30 anos da posse de Mandela como presidente, 30 anos de morte de Mário Quintana, dez anos da morte de Jair Rodrigues e aniversários de veículos da EBC. Confira as principais efemérides na seção Hoje é Dia.
Conheça nossos aplicativos nas lojas online da iTunes e Google