Alto risco de fome persiste em Gaza, diz monitor global

Ex.Saúde, Presidente, Governo
Alto risco de fome persiste em toda a Faixa de Gaza enquanto o conflito entre Israel e o Hamas continua e o acesso humanitário permanece restrito, disse um monitor global da fome nesta terça-feira (25).
Mais de 495 mil pessoas, ou seja, mais de um quinto da população de Gaza, enfrentam o nível mais grave e catastrófico de insegurança alimentar, segundo atualização da classificação Integrada de Fases da Segurança Alimentar (IPC).
Segundo o IPC, o aumento das entregas de alimentos e serviços de nutrição ao norte de Gaza em março e abril parece ter reduzido a gravidade da fome na área, onde o órgão, apoiado pela ONU, havia projetado anteriormente que a fome era provável.
A ofensiva de Israel em torno da cidade de Rafah, ao sul, a partir do início de maio, e outras hostilidades e deslocamentos levaram a uma nova deterioração nas últimas semanas, acrescentou.
“O espaço humanitário na Faixa de Gaza continua a encolher e a capacidade de fornecer assistência segura às populações está diminuindo. A trajetória recente é negativa e altamente instável”, diz o relatório.
A ofensiva de Rafah levou ao fechamento da passagem na fronteira de Gaza com o Egito, que era uma rota vital para a entrega de alimentos e outros suprimentos, bem como um ponto de retirada para civis gravemente doentes ou feridos.
Esse fator, juntamente com as interrupções na passagem israelense próxima de Kerem Shalom, reduziu o acesso humanitário a 2 milhões de pessoas no sul de Gaza, de acordo com o IPC.
*É proibida a reprodução deste conteúdo.
Nesta edição, diploma de graduação em medicina deverá ser enviado apenas após a inscrição, no período do recurso das versões preliminares, entre 28 de agosto e 1º de setembro.
“Sua libertação e retorno para casa, ainda que tardiamente, representam uma vitória democrática e da luta pela liberdade de imprensa”, escreveu Lula em publicação nas redes sociais.
Ofensiva de Israel em torno da cidade de Rafah, a partir do início de maio, outras hostilidades e deslocamentos levaram a nova deterioração nas últimas semanas.
Sociedade civil se mobiliza para reduzir a destinação inadequada de resíduos sólidos por meio da criação de cadeias de reciclagem, em vez de enviar material para lixões ou aterros sanitários.
Proibição visa zelar pela saúde e integridade física da população porque ainda não foram apresentados à Anvisa “estudos comprovando eficácia e segurança do fenol em procedimentos”.
Para Fernanda Balera, coordenadora do Núcleo de Cidadania e Direitos Humanos, instalação de grades no local aumenta tensão, dificulta trabalhos e cerceia liberdade.
Médica diz que há aumento das alergias alimentares no Brasil. “O país sofre com erro de diagnóstico. Muita gente se acredita alérgico alimentar, mas não tem alergia alimentar”, observou.
Até 7 de julho, festival vai ocupar área de 15 mil metros quadrados com livros, autores, leitores, expositores e uma extensa programação literária. Será na Praça Charles Miller.
Caso apenas um ganhador ganho o prêmio principal e aplique todo o valor na poupança, receberá mais de R$ 550 mil de rendimento no primeiro mês.
Conheça nossos aplicativos nas lojas online da iTunes e Google