Água invade centro tecnológico e data center do RS é desligado

Ex.Saúde, Presidente, Governo
O governo do Rio Grande do Sul informou nesta segunda-feira (6) que irá desligar o sistema de processamento de dados estaduais.
A medida foi tomada para evitar um colapso da rede após a sede do Procergs (Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação S.A) ser inundada por causa das enchentes na capital, Porto Alegre. A água atingiu o quadro elétrico, no-breaks e geradores, conforme o governo estadual, depois que as casas de bombas que operam na região do centro, a Rótula das Cuia, foram desativadas.
Com o desligamento do sistema, sites do governo e serviços podem ficar inoperantes. Foram mantidos sistemas da Defesa Civil, Saúde e Segurança Pública em razão da crise enfrentada pelo estado, segundo o centro.
“Nesse sentido, com o intuito de preservar a infraestrutura instalada, e de ter condições de retomar nossas atividades no menor intervalo de tempo possível, a equipe responsável pela gestão da crise tomou a decisão consciente de desligar o Data Center, retirando temporariamente a maioria dos nossos serviços do ar”, diz nota do governo.
O desligamento total deve ocorrer em até 4 horas. Não há informação sobre quando o sistema será normalizado.
Edição: Carolina Pimentel
Número de municípios afetados subiu para 385. As autoridades contabilizam 339 feridos e 134 desaparecidos.
Ministro do STF negou, no entanto, pedido para suspensão do pagamento da dívida oriunda do Regime de Recuperação Fiscal (RRF), assinado em 2021.
Medida autoriza a União a não computar despesas extraordinárias e renúncias tributárias para fins de meta fiscal. Também permite ao Rio Grande do Sul ampliar operações de crédito e o recebimento de transferências voluntárias.
Em reunião plenária nesta segunda-feira (6), Liesa decidiu que quatro escolas se apresentarão por dia, no domingo, segunda e terça-feira, já a partir de 2025
Foram mantidos os sistemas de serviços essenciais, como da Defesa Civil, Saúde e Segurança Pública.
A seleção brasileira da modalidade conquistou o total de 41 medalhas no Campeonato Pan-americano e no Open. Débora Menezes (foto) garantiu ouros nas duas competições.
Iniciativa é do Ministério Público do Trabalho (MPT). Dados do Ipea indicam que o número de filiados em sindicatos com idade entre 16 e 29 anos caiu de 3 milhões para 1,3 milhão no Brasil, entre 2012 e 2022.
Serão liberados R$ 580 milhões para 448 cidades gaúchas. Maior parte do dinheiro é destinado à área de saúde.
Matheus Lima (foto) foi o último do quarteto brasileiro a liderar a corrida e garantir a classificação olímpica. No vôlei de praia, Evandro e Arthur Lanci carimbaram a última vaga do país.
Órgão disse que precisa de todos os tipos de sangue, e que a doação contribuirá para a manutenção dos estoques de maneira segura.
Conheça nossos aplicativos nas lojas online da iTunes e Google