África do Sul pede à CIJ que considere ocupação israelense ilegal

Ex.Saúde, Presidente, Governo
A África do Sul pediu nesta terça-feira (20) que a Corte Internacional de Justiça (CIJ) emita um parecer jurídico não vinculante de que a ocupação israelense dos territórios palestinos é ilegal, argumentando que isso ajudaria nos esforços para chegar a um acordo.
Representantes da África do Sul abriram o segundo dia de audiências na CIJ, também conhecida como Corte Mundial, em Haia. A audiência segue uma solicitação feita em 2022 pela Assembleia-Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) para um parecer consultivo, ou não vinculante, sobre a ocupação. Mais de 50 países apresentarão argumentos até 26 de fevereiro.
Na segunda-feira (19), representantes palestinos pediram à mais alta corte da ONU que declarasse ilegal a ocupação de seu território por Israel, dizendo também que o parecer consultivo da corte poderia contribuir para uma solução de dois Estados e uma paz duradoura.
Israel não está participando das audiências, mas enviou uma declaração por escrito, dizendo que um parecer consultivo seria prejudicial para a obtenção de um acordo negociado com os palestinos.
“Uma caracterização legal clara da natureza do regime de Israel sobre o povo palestino só pode ajudar a remediar o atraso em curso e a chegar a um acordo justo”, disse Vusimuzi Madonsela, embaixador da África do Sul na Holanda, aos juízes.
A última onda de violência em Gaza, desencadeada pela reação israelense aos ataques do Hamas em Israel em 7 de outubro, complicou as queixas já profundamente enraizadas no Oriente Médio e prejudicou os esforços para encontrar um caminho para a paz.
Foi solicitado ao painel de 15 juízes da CIJ que analisasse a “ocupação, assentamento e anexação… por Israel, incluindo medidas destinadas a alterar a composição demográfica, o caráter e o status da Cidade Santa de Jerusalém, e a adoção de legislação e medidas discriminatórias relacionadas”.
Espera-se que os juízes levem cerca de seis meses para emitir um parecer sobre a solicitação, que também pede que eles considerem o status legal da ocupação e suas consequências
É proibida a reprodução deste conteúdo
Informação é dada por investigadores três dias após o anúncio da morte de Navalny, de 47 anos, principal opositor do regime russo que estava detido numa prisão no Ártico.
Parfor Equidade é voltado à formação em licenciaturas específicas e de pedagogos para atendimento das redes públicas e comunitárias da educação escolar indígena, quilombola e do campo.
Corte Internacional de Justiça entra no segundo dia de audiências para elaborar um parecer consultivo, ou não vinculante, sobre a ocupação dos territórios palestinos.
Profissionais vão identificar famílias com perfil para programa que incentiva atividades agropecuárias, extrativistas, de artesanato e comércio, priorizando aquelas em situação de maior vulnerabilidade social.
Foram transferidos um total de 32 pacientes em estado grave, incluindo crianças. Cerca de 130 pacientes doentes e feridos e 15 médicos que permanecem no local.
É preciso informar os ganhos obtidos em 2023, como vendas e prestações de serviços. Declaração errada pode levar à restrição ou ao cancelamento do CNPJ.
Apostas podem ser feitas até as 19h nas casas lotéricas credenciadas pela Caixa, em todo o país ou pela internet. O jogo simples, com seis números marcados, custa R$ 5.
Análise das propostas deverá ocorrer até a última semana de março, quando será divulgado o resultado final que vai contemplar os selecionados com prêmios no total de R$ 6 milhões.
Primeira edição do Prouni 2024 ofertou 406.428 bolsas, sendo 308.977 integrais e 97.451 parciais (50%), distribuídas em 15.482 cursos de 1.028 instituições participantes.
Vítimas dos deslizamentos de terra em fevereiro de 2023 preferem enfrentar novos riscos a abandonar as casas construídas com sacrifício. População tem aceitado a Defesa Civil como parceira.
Conheça nossos aplicativos nas lojas online da iTunes e Google