Acordo comercial com União Europeia é prioridade do Mercosul

Ex.Saúde, Presidente, Governo
Na presidência pro tempore do Mercosul, o Paraguai apresentou suas prioridades durante os 6 meses que ficará à frente do bloco. Entre elas, está a de avançar nas negociações para consolidar o acordo comercial com a União Europeia e a promoção de negociações com os Emirados Árabes.
O primeiro encontro de chanceleres dessa nova gestão ocorreu na quarta-feira (24), em Assunção, capital do Paraguai, e contou com a participação da chanceler da Bolívia, Celinda Sosa, país que busca a adesão ao bloco.
Durante a reunião, foi manifestado o compromisso de Brasil, Paraguai, Argentina e Uruguai para prestarem apoio técnico no processo de incorporação da Bolívia ao bloco, “conforme o disposto no Protocolo de Adesão e da regulamentação vinculada ao processo de incorporação dos Estados Partes ao Mercosul”, informaram os chanceleres em comunicado conjunto.
O comunicado destacou, entre as prioridades, o fortalecimento do processo de integração e o desenvolvimento da integração física e das negociações externas, “com vistas a alcançar resultados e ações concretas em benefício do bloco regional”.
Citou que, com relação às negociações externas, buscarão concluir os “aspectos pendentes” das negociações com a União Europeia e a assinatura de um “acordo equilibrado para ambas as partes com a maior brevidade possível”.
O documento informa que os ministros concordam sobre o papel da logística e do transporte multimodal para a competitividade do comércio exterior do bloco. Nesse sentido, destacaram “a importância do Acordo de Santa Cruz de la Sierra, que consolida a Hidrovia Paraguai-Paraná como eixo de desenvolvimento e integração regional”.
Participaram da reunião os chanceleres do Brasil, Mauro Vieira; do Paraguai, Rubén Ramírez Lezcano; da Argentina, Diana Mondino; e do Uruguai, Omar Paganini, além de Celinda Sosa, da Bolívia.
Edição: Fernando Fraga
Maior índice de precipitação ocorreu em Caraguatatuba, com 155 milímetros nas últimas 12 horas. Caraguatatuba é um município localizado entre São Sebastião e Ubatuba, diz Cemanden.
Policiais penais federais especializados em intervenção, escolta, resolução de crises e restabelecimento da ordem foram destacados a atuar em Pernambuco desde abril de 2023.
Tragédia de Brumadinho completa hoje 5 anos. No episódio, 270 pessoas foram soterradas, rejeitos foram liberados no meio ambiente, levando devastação e poluição à bacia do Rio Paraopeba, em Minas Gerais.
Ministério da Saúde informa que serão vacinadas também crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, faixa etária que concentra maior número de hospitalizações por dengue.
Brasil, Paraguai, Argentina e Uruguai manifestaram apoio técnico ao processo de incorporação da Bolívia ao bloco, “conforme o disposto no Protocolo de Adesão”.
Francisco deverá visitar Port Moresby, onde foi declarado estado de emergência depois de sangrentos tumultos que causaram a morte de pelo menos 25 pessoas.
Presidente ucraniano acusa Moscou de brincar com vidas. Versão de Kiev é de que o avião transportava mísseis antiaéreos.
Solicitação pode ser feita por inscritos no CadÚnico, doadores de medula óssea, beneficiários e ex-beneficiários do ProUni e do Fies.
Rompimento da barragem da Vale liberou uma avalanche de rejeitos que soterrou 270 vidas e gerou ainda devastação ambiental e poluição na bacia do Rio Paraopeba.
Maior capital do país faz aniversário nesta quinta-feira. Pesquisa da Rede Nossa São Paulo, divulgada nesta semana, mostra que 60% dos moradores dizem que querem sair.
Conheça nossos aplicativos nas lojas online da iTunes e Google