Agências reguladoras cancelam votações em apoio a servidores

Ex.Saúde, Presidente, Governo
O Conselho Diretor da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) decidiu nesta quinta-feira (13) retirar de pauta todos os itens que estavam previstos para serem votados, em apoio aos servidores das agências reguladoras, que estão em campanha pela valorização da categoria. Nesta semana, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) também deixaram de deliberar os itens da pauta para apoiar os servidores.
Os servidores das 11 agências reguladoras federais estão em negociação com o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) desde fevereiro. Eles rejeitaram a proposta apresentada pelo governo, que previa reajuste de 9% em 2025 e de 3,5% em 2026.
O Sindicato Nacional dos Servidores das Agências Nacionais de Regulação (Sinagências) destaca que, além de estar abaixo do necessário para o nivelamento com as carreiras do ciclo de gestão, a proposta do governo “nem sequer recompõe o prejuízo de 17% que a categoria teve em relação às demais no acordo de 2015, uma vez que o mesmo se deu em apenas duas parcelas”. Segundo a entidade, desde 2008, as agências reguladoras federais perderam mais de 3,8 mil servidores.
Na reunião da Anatel de hoje, o presidente da Sinagências, Fábio Gonçalves Rosa, destacou a necessidade de orçamento adequado para as agências, da valorização dos servidores e da abertura de concursos públicos para a recomposição de quadros. “Além de garantir o desenvolvimento econômico sustentável do país, as agências reguladoras têm papel social fundamental de garantir a segurança jurídica para os consumidores, garantir o acesso a bens e serviços de qualidade, com segurança”, disse.
A representante da União Nacional dos Servidores de Carreira das Agências Reguladoras Federais (UnaReg), Carla Pereira, informou que o último reajuste da categoria ocorreu em janeiro de 2017 e, desde então, a inflação acumulada é de mais de 40%. “Tal defasagem se torna um obstáculo para a manutenção de um quadro capacitado nas agências e para a atração de novos servidores via concurso.”
Segundo o presidente da Anatel, Carlos Baigorri, atualmente a agência conta com o menor quadro de servidores de sua história, o que resulta em estresse, sobrecarga de trabalho e adoecimento. “A cada dia, os assuntos estão ficando mais complexos e desafiadores, e os servidores estão cada vez mais sobrecarregados”, disse.
O MGI informou que foram realizadas duas reuniões da Mesa Específica e Temporária das Carreiras das Agências Reguladoras, com a apresentação da proposta remuneratória. Após a rejeição da proposta pela categoria, uma nova reunião será agendada com as entidades representativas dos servidores até o mês de julho.
*Matéria atualizada às 18h25, para incluir posição do MGI
Edição: Juliana Andrade
Lideradas pela ponteira Gabi Guimarães, as brasileiras seguem invictas, após vitória por 3 sets a 1. Já classificada às quartas, a equipe volta à quadra às 2h30 desta sexta (14) contra a Bulgária.
Livro O Alquimista, best-seller internacional de autoria do brasileiro, completa 35 anos. Lançamento ocorreu na Embaixada do Brasil em Genebra, onde mora o escritor.
Expectativa é que 4 milhões de turistas visitem a cidade no período junino, movimentando R$ 700 milhões. TV Brasil transmite shows em Caruaru no sábado (15) e no domingo (16) a partir das 22h.
Em campanha pela valorização da categoria, servidores de 11 agências federais estão em negociação com o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) desde fevereiro.
Número de migrantes de todo o mundo que têm buscado proteção no Brasil vem crescendo nos últimos anos. Venezuelanos, haitianos e cubanos lideraram pedidos de refúgio no ano passado.
Acusadas de pagamento de vantagens indevidas a ex-presidente da Transpetro Internacional, empresas norueguesas terão que ressarcir R$ 152 milhões ao governo brasileiro.
Agenda de gastos envolverá despesas primárias (executadas com arrecadação de tributos), financeiras (desenvolvidas com recursos da dívida pública e do Banco Central) e gastos tributários, disse Haddad.
Em viagem a Genebra, na Suíça, presidente reiterou posição de neutralidade do Brasil e voltou a defender a busca de uma solução negociada para a paz.
Segundo a Secretaria de Saúde de São Paulo, o tema não é debatido de forma oficial dentro da pasta, mas existe uma discussão do assunto fora dos canais oficiais.
Conheça nossos aplicativos nas lojas online da iTunes e Google

source

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.