Em tempos de festas e feriados, as pessoas precisam redobrar os cuidados para evitar afogamentos. No Carnaval, isso não é diferente: muitos brasilienses buscam o Lago Paranoá para se refrescar e aproveitar o feriado. Porém, os banhistas devem ficar atentos para garantir que a diversão não termine em tragédia.
Neste feriado de Carnaval, o Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) reforçará o atendimento em cinco pontos do lago. Manterá equipes de especialistas em salvamento e prevenção nos locais durante toda a festividade. Além dos atendimentos de emergência, eles realizarão um trabalho preventivo nos pontos de lazer aquático.
Segundo o primeiro-tenente Alan Valim, do Grupamento de Busca e Salvamento do CBMDF, períodos como este apresentam um alto índice de acidentes. Durante a temporada de férias, que vai de dezembro até após o Carnaval, há um aumento significativo nos afogamentos em comparação com o período da seca. “Estamos sempre em alerta e trabalhamos com ainda mais atenção”, afirma Valim. “Nosso trabalho com os banhistas é preventivo, pois isso ajuda a evitar casos. Estamos sempre presentes nos postos de guarda-vidas nos finais de semana e feriados”, completa o oficial.
A corporação conta com 15 oficiais, além de dois militares de apoio, totalizando 17 pessoas entre mergulhadores e guarda-vidas na prevenção de afogamentos. Para agilizar o atendimento, o Governo do Distrito Federal mantém postos de monitoramento e salvamento na região da Ermida Dom Bosco, na Praia dos Orixás, na Ponte JK, no Piscinão do Lago Norte e na Ponte do Bragueto. “São os cinco locais mais movimentados do Lago Paranoá e com os maiores índices de afogamento”, explica Valim.