A Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF) informa que o sistema foi restabelecido por volta de 13h15 e já voltou a operar normalmente. Na manhã desta terça (28), a circulação de trens foi interrompida, tendo as estações sido fechadas depois da perda de sinalização causada por rompimento de cabos de fibra ótica decorrente de atos de vandalismo. Também houve furto de cabos de energia.
As faixas exclusivas para ônibus poderão ser utilizadas por veículos leves nas rodovias distritais e nas vias urbanas até as 23h59 de hoje, segundo o Departamento de Estradas de Rodagem do DF (DER-DF). A liberação das faixas exclusivas contemplam os corredores da Estrada Parque Taguatinga (EPTG / DF-085), da Estrada Parque Núcleo Bandeirante (EPNB / DF-075), do Setor Policial, do Eixo Monumental e das W3 Sul e Norte.
Tão logo foi identificado o problema de sinalização, as equipes de manutenção e tecnologia foram acionadas para fazer a varredura do sistema e identificar as causas do problema que atingiu 135 mil pessoas – média de passageiros que circula no Metrô-DF em dias úteis.
Foi elaborada uma estratégia para restabelecimento do sistema e reparo das fibras rompidas para que os trens voltassem a circular o mais brevemente possível. Diversas equipes foram mobilizadas – dos setores de manutenção, tecnologia, energia e segurança.
Fonte: Agência Brasília