BSB Distrito

Unicef alerta sobre qualidade do ar insalubre em cidades do Amazonas

Ex.Saúde, Presidente, Governo
O Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) divulgou um alerta, nesta segunda-feira (12), aos municípios do Amazonas atingidos pela fumaça das queimadas durante o período de seca.
Há três dias, a capital do estado, Manaus, mantém áreas encobertas voltando a registrar imagens semelhantes as de outubro de 2023, quando em um único dia, havia 1,6 mil focos de incêndio ativos no estado.
De acordo com a plataforma que mede o Índice de Qualidade do Ar (AQI) em tempo real da fundação IQAir, a cidade de Manaus registra atualmente qualidade insalubre para pessoas sensíveis, com alerta laranja para impactos como desconforto respiratório para crianças e idosos, e pessoas acometidas por doenças pulmonares e cardíacas.
O alerta considera a concentração dos oito principais poluentes no ar e os efeitos associados à saúde, em uma escala de seis níveis, sendo o laranja o quarto mais grave.
A nutricionista e consultora do Unicef em Manaus nas áreas de emergência, saúde e nutrição, Neideana Ribeiro, orienta que o cuidado com as crianças nessas cidades precisa ser redobrado.
“É melhor evitar a exposição fora de casa, ao ar livre, e esperar a melhoria da qualidade do ar para que a criança tenha a possibilidade de sair e brincar fora”, explica.
De acordo com a profissional, também é necessário aumentar a hidratação e fazer o uso de máscara nos momentos de maior exposição. Para pessoas com problemas respiratórios, como asma, é necessário manter em casa medicamentos para alívio dos sintomas, conforme a orientação médica.
A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas, vinculada à Secretaria de Estado da Saúde do Amazonas (SES-AM), foi acionada pela reportagem da Agência Brasil, mas até o momento da publicação da matéria não houve resposta.
Com o início do período de estiagem e o alerta da Defesa Civil do estado de baixos níveis da Bacia do Amazonas, o governo estadual decretou situação de emergência em Manaus e outras 22 cidades.
Também foi proibida a prática de atear fogo, com ou sem uso de técnicas de queima controlada nas cidades de Apuí; Novo Aripuanã; Manicoré; Humaitá; Canutama; Lábrea; Boca do Acre; Tapauá; Maués; Manaus; Iranduba; Novo Airão; Careiro da Várzea; Rio Preto da Eva; Itacoatiara; Presidente Figueiredo; Manacapuru; Careiro Castanho; Autazes; Silves; Itapiranga; e Manaquiri.
Desde o início do mês de agosto, o estado registrou pouco mais de 3 mil alertas para focos de incêndio, segundo o Programa Queimadas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Os municípios mais atingidos são Apuí, Novo Aripuanã e Lábrea.
Edição: Denise Griesinger
Há três dias, a capital do estado, Manaus, mantém áreas encobertas voltando a registrar imagens semelhantes as de outubro de 2023, quando em um único dia, havia 1,6 mil focos de incêndio ativos no estado.
Proposta é atualizar as recomendações e o plano de contingência para a doença no país. Dados do ministério apontam que, em 2024, foram registrados no Brasil 16 óbitos, sendo o mais recente em abril do ano passado.
Alguns dos pedidos são de tempo adicional, sala de fácil acesso, mesa e cadeira separadas, provas em braile. Apoio é para pessoas com deficiência, trasntorno do aspecto autista, gestante ou lactantes, entre outros.
Forças policiais britânicas informaram que caso não está relacionado ao terrorismo. Polícia está em alerta máximo.
Apesar do crescimento de julho para agosto, o resultado ainda está abaixo do registrado em agosto de 2023, 53,2 pontos, e é o menor patamar para meses de agosto desde 2017.
Levantamento diz que 46,7% dos empresários dos setores não financeiros estimam que o custo de mão de obra subirá entre 4% e 6% em 12 meses. Para 34,8%, esse custo crescerá entre 2% e 4%.
De acordo com a concessionária que administra o Hercílio Luz, 35 voos já tinham sido impactados pelo incidente até as 12h30. Até a publicação desta reportagem, pista continuava interditada
Ministro Alexandre Padilha diz que país vive cenário positivo de aumento de investimentos e que aprovação da reforma tributária contribuirá para sustentar esse novo ciclo.
Em julho, foram produzidas 147.125 motocicletas, com alta de 19,7% na comparação com igual período de 2023 e de 38,4% em relação a junho deste ano. Dados são da Abraciclo.
São 13 questões que podem contribuir para os familiares das vítimas. Defensorias reafirmando que as pessoas devem ficar atentas a possíveis golpes e notícias falsas.
Conheça nossos aplicativos nas lojas online da iTunes e Google

source

Sair da versão mobile