Ex.Saúde, Presidente, Governo
No Brasil, país que, até a atualidade, tem sua imagem muito associada ao carnaval, metade (50%) das mulheres já foi vítima de assédio sexual durante a festividade e 73% delas têm receio de passar por essa situação pela primeira vez ou novamente. De acordo com novo levantamento do Instituto Locomotiva, essas proporções são ainda mais altas entre mulheres negras, chegando, respectivamente, a 52% e 75%.
A pesquisa, que entrevistou 1.507 homens e mulheres com 18 anos de idade ou mais, entre 18 a 22 de janeiro deste ano, indica, ainda, outro dado importante: seis em cada dez mulheres (60%) percebem o carnaval de hoje tão arriscado quanto os do passado, em relação ao assédio sexual. De novo, há diferença entre a porcentagem de mulheres brancas (55%) e mulheres negras -, isto é, pardas e pretas -, (65%) que compartilham tal percepção. A sondagem é um retrato da realidade do Brasil como um todo, já que tem abrangência nacional.
Outro aspecto relevante diz respeito as campanhas de combate a esse tipo de crime. O que se constatou é que essas ações são tidas como fundamentais para quase todas as entrevistadas pelo instituto (97%).
Basta apenas uma pesquisa rápida na rede X (antigo Twitter) para ter acesso a inúmeros relatos de mulheres que se tornaram vítimas de assédio sexual no período. Algumas comentam que, este ano, se sentem desconfortáveis de vestir certas peças de roupa, como pudessem, com isso, inibir a aproximação incômoda.
Outras expressam sua revolta com comentários deixados em postagens de vídeos, nas quais se vê o discurso de que, se mulheres decidem pular carnaval, não têm o direito de reclamar, caso sejam assediadas. “Dizem que é do jogo, que não se pode controlar a multidão. Macho se solidariza é com macho mesmo”, opina uma usuária da rede social.
Pelo levantamento, é possível obter informações relacionadas ao julgamento ou à falta dele, quando o assunto é a roupa da vítima de assédio. Uma parcela de 15% dos brasileiros ainda pensa que, se uma mulher sai para se divertir no carnaval com roupas curtas, é sinal de que está disponível para encontros sexuais. A proporção de brasileiros que discordam disso é de 68%, sendo maior entre mulheres (75%).
Segundo o Instituto Locomotiva, enquanto 81% dos brasileiros acham problemático um homem beijar uma mulher embriagada ou com roupas curtas, sem que ela dê consentimento, a proporção de mulheres com a mesma opinião é superior, atingindo 86%. Apurou-se também que 86% dos brasileiros reconhecem que ainda há assédio sexual praticado no período da festa de rua e que acreditam que todos devem contribuir para coibi-lo. Uma parcela de 7% discorda dessas afirmações, sendo que 5% discordam totalmente.
Edição: Valéria Aguiar
Em visita à cidade fluminense, presidente anunciou a construção de novo campus do IFRJ na cidade, que vai substituir uma estrutura provisória, em que as aulas ocorrem em contêiners.
Provas reunidas pelos MPs indicam que os profissionais da saúde eram obrigados a prescrever o Kit covid-19 a qualquer relato de quadro de sintoma gripal, com dúvidas sobre a doença.
Tabela fixa e bolsões para taxis, totens com localização da Guarda Municipal e esquema de saúde estão entre os pontos abordados na divulgação do esquema operacional das festas.
Conforme levantamento do Instituto Locomotiva essas proporções são ainda mais altas entre mulheres negras, chegando, respectivamente, a 52% e 75%.
Após perderem o primeiro set, brasileiras viraram para cima da cazaque Danilina e da ucraniana Kichenok e avançaram às quartas na próxima sexta (9). Antes, às 7h45 desta quarta (7), Bia encara Magda Linette nas oitavas.
Ex-presidente deverá responder por acusação de tentar anular sua derrota nas urnas em 2020. Corte concluiu que qualquer imunidade executiva que possa tê-lo protegido enquanto serviu como presidente “já não o protege contra esta acusação”.
Declaração foi divulgada em nota para comentar as sete mortes ocorridas na Baixada Santista como parte da nova fase da Operação Escudo.
De acordo com o jornal local La Tercera, quatro pessoas viajavam em um helicóptero quando ele caiu, e três delas foram encontradas pelos socorristas.
Nesta tarde, a plataforma registrava 28,8 mil casos confirmados de dengue no estado desde 1º de janeiro, dos quais 533 com sinal de alarme e 45 de dengue grave e 4 óbitos.
Fabricante do imunizante anunciou que o fornecimento da vacina no mercado privado será o quantitativo para que as pessoas completem seu esquema vacinal.
Conheça nossos aplicativos nas lojas online da iTunes e Google
Sete em cada 10 mulheres têm medo de assédio no carnaval
