BSB Distrito

Secretaria de Saúde detecta aumento de bronquiolite no Rio de Janeiro

Ex.Saúde, Presidente, Governo
A busca por internação por bronquiolite aumentou quase seis vezes em um mês no estado do Rio de Janeiro. Segundo o Centro de Inteligência em Saúde da Secretaria de Estado de Saúde (SES-RJ), o número de solicitações por leitos aumentou de 16 pedidos na semana entre 10 e 16 de março para 94 na semana entre 7 e 13 de abril.
A bronquiolite é a inflamação dos bronquíolos, pequenas vias aéreas que formam a parte final dos brônquios e levam oxigênio para os pulmões. É diferente da bronquite, que é a inflamação dos próprios brônquios. A bronquiolite é mais comum em crianças menores, de até os 2 anos de vida, e pode se tornar grave em pouco tempo se não tratada corretamente. 
Os sintomas mais comuns são coriza; tosse leve; febre persistente, ou seja, de mais de três dias; respiração acelerada e com dificuldade e fadiga.
De acordo com a SES-RJ, ela pode ser causada por diversos agentes infecciosos, como o vírus sincicial respiratório (VSR), influenza, parainfluenza e adenovírus, sendo o VSR o principal agente infeccioso da bronquiolite. Ainda não há vacina específica contra o VSR disponível para crianças. Mas a secretaria ressalta que a imunização contra a influenza, o vírus da gripe, está disponível e impacta positivamente na contenção desses casos, que seguem aumentando nas unidades de saúde.
Além de detectar o aumento de bronquiolite, a SES-RJ detectou o aumento do número de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) em crianças e adolescentes por outras causas, passando de 228 para 366 também de março para abril.
Diante dos aumentos registrados, a SES-RJ informa que cerca de 2,5 milhões de doses da vacina contra a gripe foram disponibilizadas aos 92 municípios fluminenses para serem aplicadas nas unidades de saúde.
A Campanha de Vacinação contra a Gripe começou em 25 de março e vai até o dia 31 de maio, tendo como meta atingir 90% de cobertura vacinal dos grupos prioritários, o que corresponde a 6,7 milhões de pessoas no estado do Rio de Janeiro. Até sexta-feira (19), 16,17% dos grupos prioritários haviam se vacinado. No ano passado, 45% se vacinaram. 
Os grupos prioritários são idosos, crianças de 6 meses a 5 anos de idade, trabalhadores da saúde, gestantes, puérperas, mulheres até 45 dias pós-parto e trabalhadores da educação, entre outros públicos.
A SES-RJ alerta para que haja o cuidado com a hidratação e que os responsáveis procurem um médico para avaliar a administração de medicamentos.
Edição: Fernando Fraga
Feito pela Subsecretaria de Inteligência (SSI) da Secretaria de Polícia Militar do Rio de Janeiro, estudo destaca a expansão do crime organizado para o interior do estado.
Campos Neto disse que se somar Japão, EUA e Europa dá mais ou menos dois terços da dívida soberana mundial, que custava 1% para rolar e agora custa 3,2%, “multiplicou por três”.
Quem teve isenção no Enem 2023, mas não compareceu aos dois dias do exame, e quer participar da edição de 2024 gratuitamente precisa justificar a ausência. Prazo também vai até sexta (26).
Sintomas mais comuns da doença são coriza; tosse leve; febre persistente, ou seja, de mais de três dias; respiração acelerada e com dificuldade e fadiga.
Investigações apontaram que os invasores desmataram áreas nos municípios de Governador Jorge Teixeira e Theobroma, para cometer crimes relacionados a contrabando de produtos veterinários.
Documento indica que mais de 2,4 bilhões de trabalhadores e trabalhadoras, de uma força de trabalho global de 3,4 bilhões de pessoas estão, provavelmente, expostas ao calor excessivo.
Programa oferece incentivo financeiro para jovens de baixa renda permanecerem concluírem o ensino médio.
Programa visa geração de emprego e renda e o desenvolvimento, ampliando crédito para mulheres empreendedoras e incentivos a investimentos estrangeiros em projetos sustentáveis.
Número de casos de sarampo, por exemplo, começou a aumentar em 2023 e tendência se manteve em vários Estados-Membros da União Europeia.
De acordo com dados da folha de pagamentos, o volume de recursos só com a primeira parcela do benefício injetará R$ 33,68 bilhões na economia brasileira.
Conheça nossos aplicativos nas lojas online da iTunes e Google

source

Sair da versão mobile