BSB Distrito

Rio Grande do Sul já registra 29 mortes por causa das chuvas

Ex.Saúde, Presidente, Governo
O Rio Grande do Sul já registra 29 mortes em decorrência das chuvas que atingem o estado nos últimos dias. Também há 60 pessoas desaparecidas no estado. Segundo o governador Eduardo Leite, os números devem subir nos próximos dias. 
“Com a mais profunda dor no coração, eu sei dizer que será ainda mais que isso, porque não estamos conseguindo acessar determinadas localidades”, disse. 
O total de pessoas em abrigos é de 4.645 e outras 10.242 estão desalojadas. O número de municípios afetados chegou a 154. O governador pediu atenção especial das pessoas para que levem a sério as recomendações de evacuação de locais atingidos. “Estamos em uma situação absurdamente excepcional”.  
Mais de 328 mil pontos estão sem energia elétrica no estado e 541,5 mil clientes estão sem abastecimento de água. Um total de 494 escolas estão afetadas em todo o estado, danificadas, servindo de abrigo, com problemas de transporte ou com problema de acesso. 
Segundo o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), no momento, são 139 trechos em 60 rodovias com bloqueios totais e parciais, entre estradas e pontes.  
A previsão é que chuvas continuem, pelo menos, até sábado (4) nas regiões noroeste, norte, região central e vales, com previsão de 200 milímetros. Por causa do ineditismo da enchente atual, a orientação é que os moradores das localidades atingidas se afastem das áreas e também de regiões onde ocorreram enchentes recentemente. 
Segundo o governador, os rios atingidos vão continuar subindo durante o fim de semana e água deve demorar a baixar. 
A barragem do Blang, no Rio Caí, em São Francisco de Paula, está em situação de emergência. Leite disse que conversou com o diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Sandoval Feitosa, para pedir que o plano de ação de emergência da barragem seja colocado em curso, para a remoção de quem vive perto dessa área. 
O possível rompimento da barragem pode atingir os municípios de São Francisco de Paula, Canela, Gramado, Nova Petrópolis, Vale Real e Feliz. Outra represa de abastecimento de água em Bento Gonçalves está em monitoramento pelo governo estadual.
Edição: Carolina Pimentel
Quem também entrou em campo nesta quinta foi o São Paulo, que foi até o estádio Mangueirão, em Belém, no Pará, para derrotar o Águia de Marabá por 3 a 1.
A TV Brasil transmitiu o triunfo da equipe das Laranjeiras. No clássico entre Flamengo e Botafogo, as Meninas da Gávea triunfaram por 3 a 2 no estádio Luso Brasileiro.
Novo status será submetido a reconhecimento internacional em agosto e pode abrir caminho para exportação da carne bovina brasileira a mercados exigentes, como Japão e Coreia do Sul. 
Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, organizador do concurso, afirmou que serão adotados esforços para garantir a participação dos candidatos do RS, que está em calamidade pública.
Sala de situação funcionará em caráter emergencial e permanente enquanto durar a situação de catástrofe no estado. “A partir de agora, é reunião diária, incluindo sábado e domingo” disse o ministro Rui Costa.
As cheias poderão atingir, nas próximas horas, a região das ilhas e a zona sul de Porto Alegre, além dos municípios de Guaíba, Eldorado do Sul e Barra do Ribeiro.
Projeto passará por análise do prefeito para sanção. Com nova lei, capital poderá contratar a empresa depois de privatizada. 
O entendimento dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) deverá ser aplicado em todos os processos semelhantes que estão em tramitação no país.
A atriz, bailarina e cantora lírica Izlene Cristina, que faz cover de Madonna há dez anos em eventos no Rio de Janeiro, receberá os turistas na manhã de sábado na rodoviária.
Conheça nossos aplicativos nas lojas online da iTunes e Google

source

Sair da versão mobile