Ex.Saúde, Presidente, Governo
A série de reportagens Declaração Universal dos Direitos Humanos, da Radioagência Nacional, da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), foi a vencedora na categoria jornalismo de áudio no eixo 3 do I Prêmio Nacional de Jornalismo do Poder Judiciário – 35 anos da Constituição Cidadã. A premiação foi entregue nesta quarta-feira (24), no Superior Tribunal de Justiça (STJ), em Brasília.
De autoria de Eliane Pereira Gonçalves e equipe, a série aborda os 75 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, completados em 2023, e como está sendo aplicada. O prêmio é dividido em cinco eixos, relacionados a diferentes tribunais superiores. O trabalho da Radioagência Nacional foi premiado no eixo 3, do Superior Tribunal de Justiça.
Na cerimônia, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, destacou o importante papel dos veículos de comunicação no combate à desinformação, aos discursos de ódio e teorias conspiratórias. “Nós nunca precisamos tanto da imprensa como nós estamos precisando agora”, disse.
A EBC foi finalista em outras categorias, com quatro episódios do programa Caminhos da Reportagem, da TV Brasil, e um especial da Rádio Nacional de Brasília.
Ao todo, foram 261 trabalhos inscritos nas categorias disponíveis. As comissões julgadoras, constituídas pelos tribunais, foram compostas por ministros, juristas especializados e profissionais da imprensa.
O prêmio é uma ação conjunta do Supremo Tribunal Federal (STF), do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), do Superior Tribunal de Justiça (STJ), do Tribunal Superior do Trabalho (TST) e do Superior Tribunal Militar (STM) para celebrar o 35º aniversário da Constituição Federal de 1988 (comemorado em 5 de outubro do ano passado) e promover uma reflexão sobre os direitos que ela assegurou.
Edição: Carolina Pimentel
De autoria de Eliane Pereira Gonçalves e equipe, a série de reportagens premiada trata dos 75 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos. EBC foi finalista ainda com produções da TV Brasil e Rádio Nacional de Brasília.
Falta de acordo político adiou votação por duas semanas. Estavam na pauta o projeto que restringe as saidinhas de presos e o que impediu as emendas parlamentares.
Proposta prevê novas penalidades para o cambismo em eventos esportivos, shows e outros espetáculos. Pena será de detenção de 1 a 2 anos e multa igual a 100 vezes o valor do ingresso.
STF analisa ações que defendem limitações ao poder constitucional do MP de fazer investigações criminais. Após voto do ministro, sessão foi suspensa. Julgamento será retomado na quinta (25).
Em ação protocolada pela AGU, governo federal pretende derrubar desoneração de impostos sobre a folha de pagamento de 17 setores da economia e de determinados municípios.
Ministro Fernando Haddad entregou projeto de lei complementar ao Congresso. Arthur Lira, presidente da Câmara, pretende votar proposta até julho.
Relatório do Ministério das Mulheres mostra que população negra é a mais discriminada em diversas situações sociais e que o grupo etário mais exposto a homicídios é o de jovens, de 20 a 24 anos.
Seleção fará amistosos contra a Eslovênia (onde joga Luka Doncic, da NBA), a Croácia e a Polônia. Os jogos são preparatórios para o Pré-Olímpico, último torneio classificatória a Paris.
Colegiado foi criado para aumentar a participação da sociedade civil no acompanhamento da aplicação dos princípios do sistema público de radiodifusão, observada a pluralidade da sociedade brasileira.
Conheça nossos aplicativos nas lojas online da iTunes e Google
Radioagência Nacional vence Prêmio de Jornalismo do Poder Judiciário
