Ex.Saúde, Presidente, Governo
A Polícia Federal (PF) destruiu uma ponte clandestina usada por invasores da Terra Indígena (TI) de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará. A ação, realizada em conjunto com a Força Nacional e a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), faz parte da operação de Desintrusão das Terras Indígenas Apyterewa e Trincheira Bacajá foi para evitar a volta de exploradores ilegais, que atuavam no garimpo, desmatamento e criação de gado no local.
Segundo ao PF, explosivistas da polícia detonaram a ponte em duas etapas: uma explosão na quinta-feira (25) e outra nesta sexta-feira (26).
“A estrutura tinha 61 metros de comprimento e 4,6 metros de largura, sustentada por oito pilares de concreto. A ponte, na região do Paredão, é conhecida como Bucha do Natanael e servia como principal acesso à Terra Indígena”, informou a PF.
De acordo com o Centro de Monitoramento Remoto da Funai, a região da TI Apyterewa foi a área de floresta amazônica mais desmatada entre os anos de 2019 e 2022. As disputas territoriais remontam à década de 1980, quando os primeiros invasores da terra indígena se instalaram na região.
Em 2023, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, determinou a retirada dos invasores e das criações de gados, inutilização das estruturas de fazenda e destruição das pistas de pouso.
“O povo Parakanã, que ocupa 22 aldeias pela Terra Indígena, convivia com o barulho das serras, com rejeitos de mineração no Rio Xingu e com circulação de caminhões transportando toras de madeira, além da exploração de gado, tudo feito de maneira ilegal”, disse a PF.
Em março, Barroso determinou que o governo federal regulamente o poder de polícia a servidores da Fundação dos Povos Indígenas (Funai). A decisão foi assinada, com data do dia 5, e deverá ser cumprida em até 180 dias.
A ordem foi tomada no âmbito de uma ação que tramita no Supremo desde 2021 e que trata do plano de desintrusão de terras indígenas. Barroso acompanha as operações de retirada de garimpeiros e de proteção aos indígenas.
A regulamentação deverá definir quais servidores poderão usar armas e quais irão atuar como fiscais de infrações.
Edição: Maria Claudia
Prefeitura montou um esquema especial de trânsito e segurança para a ação, que inicia às 7h. Objetivo é promover a revitalização da região portuária da cidade.
Brasileira derrotou a argentina Yanina Del Carmen Lescano, em Liverpool, na disputa pelo cinturão da Federação Internacional de Boxe.
Início do evento, um dos maiores do gênero no país, será marcado por uma performance na Praia de Copacabana neste domingo (28), às 16h.
Com transmissão da TV Brasil, Tricolor faz 6 gols e entra no G4 do Brasileiro Feminino. Clássico no Rio de Janeiro fica no 1 a 1.
Segundo a polícia, por meio de objetos apreendidos, foi possível associar a mulher à fuga de dois detentos que escaparam da prisão de segurança máxima em Mossoró, já recapturados.
Na última terça-feira, o presidente Marcelo Rebelo afirmou que Portugal deve “assumir a responsabilidade total” pelo que fez durante a colonização.
Érika Nunes está presa preventivamente há 11 dias. Ela levou o tio, Paulo Roberto Braga, já morto, para receber um empréstimo, previamente autorizado, numa agência bancária do Rio.
Das 12 escolas do grupo especial, nove já divulgaram o tema do carnaval 2025 e sete tratam de assuntos referentes à afrodescendência.
Conheça nossos aplicativos nas lojas online da iTunes e Google