BSB Distrito

PF prende suspeito de tentar invadir o Palácio da Alvorada

Ex.Saúde, Presidente, Governo
A Polícia Federal (PF) informou, por volta das 17h deste sábado (24), que prendeu o motorista suspeito de tentar invadir o Palácio da Alvorada, residência oficial do presidente da República, na madrugada de hoje. O veículo modelo Ford Focus também foi apreendido. O incidente está sendo investigado pela PF.
Segundo informação da própria PF, ele seria um morador da região e teria errado o caminho para casa. O suspeito ainda prestará mais informações em depoimento.
O carro teria desrespeitado o bloqueio, mas sem conseguir se aproximar do palácio, cuja portaria fica a cerca de 400 metros de distância do edifício. Em seguida, o indivíduo fugiu do local no próprio automóvel usado na tentativa de invasão.  
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a primeira-dama Janja Silva estavam na residência no momento da ocorrência, mas em segurança. Sem dar detalhes sobre o ocorrido, a PF disse, em nota, que aguarda informações do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presidência da República, responsável pelos bloqueios e abordagens nas imediações dos prédios e residências oficiais do presidente e vice. 
À reportagem, o GSI informou que houve tentativa de furar o bloqueio na via que dá acesso aos palácios Jaburu – residência do vice-presidente Geraldo Alckmin – e Alvorada. 
A reportagem procurou a Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom), que confirmou o incidente, sem detalhes. 
Após desobedecer à ordem de parada no bloqueio e prosseguir na via, o automóvel teve os pneus furados pelo dispositivo com perfuradores de metal usado para evitar o avanço de veículos não autorizados. Os seguranças efetuaram disparos com arma de fogo, mas, apesar disso, o motorista conseguiu deixar o local sem ser detido. 
Este não é o primeiro episódio de tentativa de invasão das residências oficiais do presidente e vice-presidente da República em Brasília. Há diversas ocorrências documentadas nas últimas décadas. Na manhã do dia 5 de outubro de 2008, por exemplo, um homem identificado como Denis tentou invadir o Palácio da Alvorada e acabou baleado na perna. Ele chegou a atravessar o espelho d’água e correu em direção ao prédio. A segurança presidencial fez um disparo para o alto e depois o acertou. Denis foi socorrido em um hospital e operado. Ele não explicou o motivo da tentativa de invasão.
Cinco anos antes, em 10 de junho de 2003, o mecânico de veículos Carlos Xavier Filho, 39 anos, também tentou invadir o Palácio da Alvorada. Ele chegou a investir contra o portão de ferro da entrada da residência oficial com um automóvel Fiat Uno.  Foi barrado pelo dispositivo de segurança que furou os pneus do carro. Mesmo assim, prosseguiu e bateu no portão. Acabou preso e alegou que tentava agendar uma audiência com o presidente Lula.
Em 2011, no dia 18 de janeiro, um homem também tentou invadir a residência oficial com um automóvel. Ele foi detido e levado para a delegacia.
Sob a gestão de Michel Temer, no dia 28 de junho de 2011, um adolescente tentou invadir o mesmo prédio durante a noite. O rapaz acelerou o carro em que estava na direção do bloqueio de segurança e ultrapassou a grade de proteção. Foram relaizados disparos de advertência. O veículo só parou numa área interna do palácio.
Edição: Graça Adjuto
Incidente, que está sendo investigado pela Polícia Federal, ocorreu na madrugada deste sábado. Carro teria desrespeitado barreira de segurança, sem conseguir se aproximar da residência.
Parceria entre a Pastoral do Povo de Rua do Padre Júlio Lancellotti e o MST, sacolão vincula a produção feita nos assentamentos ou por pequenos agricultores, tornando-os mais acessíveis à população. 
Atual bicampeã do circuito, brasileira abre temporada olímpica ficando atrás apenas da australiana Chloe Covell. Diferença é de apenas um ponto: 31,2 a 32,2.
Carro teria desrespeitado o bloqueio, mas sem conseguir se aproximar, de fato, do palácio, cuja portaria fica a centenas de metros de distância do edifício.
Jeff Alan se diz “um contador de histórias que pinta muito quando está triste. Essas obras resultam de muitas emoções, revolta e também de muita alegria e de sonhos”.
Entre a meia-noite e as 15h32 de hoje, foram registrados 16 chamados para enchentes, principalmente em São Bernardo do Campo, Santo André e Mauá, na região metropolitana.
Vídeo foi divulgado nas redes sociais do Ministério dos Negócios Estrangeiros de Itália, país que preside atualmente o G7, grupo dos sete países mais industrializados do mundo.
Apoiadores do opositor russo afirmaram que autoridades ameaçaram enterrá-lo na colônia remota da prisão, a menos que a família concordasse com exigências como não fazer funeral público.
Presidente é convidado da Caricom e discursará, no dia 1º de março, na abertura da Celac, grupo ao qual o Brasil se reintegrou no início de 2023. 
Longa espera por justiça é a realidade comum a parentes de vítimas da violência no Rio de Janeiro, que contaram suas histórias em evento sobre impactos da letalidade policial nas infâncias negras.
Conheça nossos aplicativos nas lojas online da iTunes e Google

source

Sair da versão mobile