Ex.Saúde, Presidente, Governo
A Organização Mundial da Saúde (OMS) fez um alerta para a escassez de medicamentos como um problema global, sobretudo em países de baixa e média renda. Segundo a entidade, desde setembro de 2021 o número de insumos em falta em dois ou mais países cresceu 101%.
“Essa escassez de medicamentos é uma força motriz reconhecida para remédios falsificados ou de qualidade inferior e acarreta o risco de muitos procurarem obter medicamentos através de meios não oficiais, como a internet”, destacou a OMS, em nota.
O comunicado cita especificamente a escassez global – registrada em 2023 – de produtos indicados para o tratamento do diabetes tipo 2 e utilizados também para a perda de peso, como o semaglutida. A substância é o princípio ativo do Ozempic, caneta de aplicação na pele para controle do apetite.
“A escassez tem um impacto negativo no acesso a produtos médicos e cria um vazio que é muitas vezes preenchido por versões falsificadas”, disse a OMS, ao aconselhar pacientes a comprarem medicamentos através de fornecedores autorizados e regulamentados e a serem diligentes ao comprarem de fontes secundárias.
“Os perigos associados ao fornecimento de produtos médicos através de canais de fornecimento não autorizados ou informais podem ser considerados um comportamento de risco com consequências graves”, completou.
Este mês, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) identificou um lote irregular do Ozempic no Brasil. De acordo com o sistema de notificação, a própria empresa detentora do registro – Novo Nordisk Farmacêutica do Brasil Ltda – identificou unidades com características divergentes do medicamento original e comunicou à agência. O lote em questão é o MP5A064.
“Sabe-se que os produtos médicos falsificados não têm eficácia e/ou causam reações tóxicas. Não são aprovados, nem controlados pelas autoridades competentes, e podem ter sido produzidos em condições pouco higiênicas por pessoal não qualificado, conter impurezas desconhecidas e podem estar contaminados com bactérias”, finalizou a OMS.
Edição: Kleber Sampaio
Total é 50% menor do que o anunciado pelo ministro do Interior da França, Gérald Darmanin, em maio de 2023. Cerimônia de abertura ocorrerá em 26 de julho, ao longo do Rio Sena.
Ministro diz que “câmeras protegem os bons policiais, ajudam a produzir boas provas para julgamento dos juízes”, ao classificar como positiva a experiência no estado de São Paulo.
Convites foram feitos durante cúpula realizada em agosto passado em Joanesburgo. Bloco é formado pelo Brasil, a Rússia, China, Índia e África do Sul.
Khan e a esposa são acusados de vender ilegalmente presentes no valor de mais de US$ 501 mil em posse do Estado durante o mandato entre 2018 e 2022. Presentes teriam sido vendidos em Dubai.
Dados apresentados pelo ministro, apontam que em 2023 houve queda de 4,17% nos crimes violentos letais intencionais, entre os quais homicídio e latrocínio.
Muitos contribuintes contemplados têm prioridade: 8.613 idosos acima de 80 anos, 67.695 entre 60 e 79 anos, 6.403 com deficiência física ou mental e 20.258 cuja maior fonte de renda é o magistério.
Financiamento à Agência para Refugiados Palestinos foi suspenso na semana passada, depois de Israel acusar funcionários de estarem associados ao ataque do Hamas.
“Nossa equipe de TI já está resolvendo o problema e o resultado deve ser publicado no início desta tarde”, disse o ministro durante o programa transmitido pelas rádios e TV do Canal Gov.
Ferramenta informa onde buscar ajuda em emergências, sobretudo no período quente e chuvoso, época em que esse tipo de acidente mais acontece.
Ação é lançada “sempre que um agente de segurança do Estado sofre um ataque, para restabelecer a ordem e a sensação de segurança da população,” diz SSP de São Paulo.
Conheça nossos aplicativos nas lojas online da iTunes e Google