Ex.Saúde, Presidente, Governo
Ao menos 4.587 municípios foram classificados como em alto risco para sarampo, enquanto 225 foram categorizados como em risco muito alto, totalizando 86% das cidades em todo o país com risco elevado para a doença. Há ainda 751 municípios listados com risco médio e apenas quatro com baixo risco. Os dados foram apresentados nesta quarta-feira (18) durante a 26ª Jornada Nacional de Imunizações, em Recife.
Ao comentar o cenário, a coordenadora de Imunização da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), Flávia Cardoso, lembrou que o Brasil chegou a ser certificado como país livre do sarampo em 2016, mas perdeu o status em 2019 após voltar a registrar a circulação do vírus por um período superior a 12 meses. “Em 2022, o Brasil estava endêmico para sarampo e, em 2023, passou para o status de país pendente de reverificação”, explicou.
Segundo Flávia, em maio deste ano, a Comissão Regional de Monitoramento e Reverificação do Sarampo, da Rubéola e da Síndrome da Rubéola Congênita nas Américas esteve no país e fez uma série de recomendações, incluindo ampliar a sensibilidade na definição de casos suspeitos de sarampo. A entidade pede que o país apresente o número de amostras recebidas de pacientes com febre e exantema e quais foram os diagnósticos de descarte.
De acordo com a coordenadora, a comissão destacou que, embora a cobertura vacinal tenha melhorado tanto para o sarampo quanto para a rubéola, por meio da tríplice viral, em alguns estados o progresso foi mínimo ou mesmo negativo. A situação no Rio de Janeiro, no Amapá, no Pará e em Roraima foi classificada pela entidade como muito preocupante para a manutenção da eliminação do sarampo e da rubéola no país.
Também foi recomendado que o Brasil padronize um fluxograma de resposta rápida a casos suspeitos, tomando como base o caso recente de sarampo detectado no Rio Grande do Sul, importado do Paquistão. Por fim, a comissão sugere articular junto ao Ministério do Esporte e ligas esportivas a vacinação de atletas brasileiros, a exemplo do que foi feito previamente aos Jogos Olímpicos de Paris este ano.
“Foi feita ainda a recomendação de buscas ativas integradas de casos de sarampo e rubéola com poliomielite e paralisia flácida em menores de 15 anos”, disse Flávia, ao citar que as ações servem para fortalecer a vigilância a nível municipal.
Em junho deste ano, o país completou dois anos sem casos autóctones, ou seja, com transmissão em território nacional, do sarampo. Com isso, o país espera retomar a certificação de ‘livre de sarampo’.
* A repórter viajou a convite da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm)
Edição: Fernando Fraga
A moeda norte-americana está no menor valor desde 19 de agosto, quando tinha fechado em R$ 5,41. A divisa acumula queda de 3,4% desde o último dia 10, mas acumula alta de 12,57% em 2024.
Estudos indicam que bebês com até 42 dias apresentam risco 2,5 vezes maior de complicações e hospitalizações pela doença, expostos ao vírus por meio de irmãos que já frequentam a escola.
Plano inédito tem foco na qualificação das mulheres para estarem em espaços, onde, atualmente, elas não estão, como postos de direção e gestão, segundo a ministra das Mulheres.
Pelo menos sete pessoas morreram nos distritos de Aveiro e Viseu, com dezenas de casas destruídas e dezenas de milhares de hectares de florestas queimadas
Situação no Rio de Janeiro, no Amapá, no Pará e em Roraima foi classificada pela Opas como muito preocupante para a manutenção da eliminação do sarampo e da rubéola no país.
Em comunicado, o Federal Reserve diz que, embora a inflação continue um pouco elevada, decidiu por reduzir a taxa básica para a faixa entre 4,75% e 5% “à luz do progresso da inflação e do equilíbrio dos riscos”.
O programa “Suspeitar e Proteger: Nenhuma Partida Vale o Risco” tem como objetivo destacar os riscos de lesões cerebrais traumáticas e oferecer recursos sobre o assunto.
Incêndios florestais são frequentes no país entre os meses de agosto e novembro, em grande parte pela queima da pastagem seca para expandir a terra cultivável.
Acordo proposto pela PGR prevê que acusados reconheçam participação nos atos golpistas, paguem multa de R$ 5 mil, sejam suspensos das redes sociais por 2 anos e participem de curso sobre democracia.
Cimi diz que a retomada começou na madrugada e que policiais arrastaram o corpo do jovem para a mata. Revoltados, os indígenas avançaram para o local em que o corpo foi levado.
Conheça nossos aplicativos nas lojas online da iTunes e Google
Oito em cada dez municípios têm risco alto ou muito alto para sarampo
