Ex.Saúde, Presidente, Governo
O presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva, levanta a hipótese de que os dois detentos que fugiram da Penitenciária Federal de Mossoró (RN) na última quarta-feira (14) podem ter tido algum tipo de apoio. Lula destacou a rápida decisão tomada pelo ministro da Justiça e da Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, para instaurar uma sindicância sobre o caso.
“Queremos saber como esses cidadãos cavaram um buraco e ninguém viu. Não quero acusar, mas teoricamente parece que houve a conivência de alguém do sistema lá dentro. Como não posso acusar ninguém, sou obrigado a acreditar que a investigação que está sendo realizada pela polícia local e pela Polícia Federal nos indique o que aconteceu”, disse ele neste domingo (18), em coletiva de imprensa concedida durante sua viagem à Etiópia e transmitida pela internet.
Rogério da Silva Mendonça e Deibson Cabral Nascimento foram os primeiros detentos da história brasileira a escapar de uma penitenciária federal, que são consideradas de segurança máxima. Além da unidade de Mossoró, existem outras quatro no país: em Catanduvas (SC), Campo Grande (MS), Porto Velho (RO) e Brasília (DF).
“É a primeira vez que fogem pessoas nesses presídios. Isso significa que pode ter havido relaxamento e nós vamos saber de quem”, acrescentou Lula. Uma operação para recapturar os dois fugitivos mobiliza cerca de 300 agentes federais. A forma como ambos escaparam está sendo investigada. Um buraco foi encontrado em uma parede e suspeita-se que eles tenham usado ferramentas destinados a uma obra interna.
Edição: Aline Leal
Francisco Araújo trabalhou por dois anos na unidade federal de Mossoró. “Conhecendo os critérios de segurança, é praticamente impossível alguém sair de lá sem que alguém veja”.
A equipe da capital mineira conquistou o título com uma vitória de virada por 3 sets a 2. A levantadora norte-americana Jenna Gray foi eleita a melhor jogadora da final.
A seleção brasileira disputou a prorrogação inteira com um atleta a menos. Após este resultado a vaga nas quartas de final da competição veio de forma antecipada.
Presidente defende que o Brasil tenha uma relação preferencial com o continente africano e que sejam desenvolvidas parcerias estratégicas relacionadas à questão climática
Policiais acreditam que foragidos estão em raio de 15km da prisão. Ministério aumenta de 300 para 500 número de agentes na busca.
Sindicato dos Motociclistas Profissionais do Rio Grande do Sul convocou uma manifestação para a tarde de hoje para protestar pela igualdade de todos os cidadãos.
Presidente brasileiro comparou a morte de palestinos na região à matança de judeus promovida por Adolf Hitler.
“Essas instituições vão servir para financiar desenvolvimento dos países pobres ou vão continuar existindo para sufocar os países pobres?”, questiona presidente.
“Queremos saber como esses cidadãos cavaram um buraco e ninguém viu”, disse presidente.
Candidatos podem inscrever até três projetos, mas será selecionado apenas um por categoria. Inscrições vão até 8 de março, e o nome dos contemplados será divulgado em agosto.
Conheça nossos aplicativos nas lojas online da iTunes e Google
Mossoró: Lula cogita que presos tiveram ajuda na fuga de penitenciária
