Ex.Saúde, Presidente, Governo
Morreu nesta terça-feira (6), em um acidente de helicóptero, o ex-presidente do Chile Sebastián Piñera. As informações são do jornal local La Tercera. De acordo com o periódico, quatro pessoas viajavam no helicóptero quando ele caiu, e que três foram encontradas pelos socorristas. Piñera tinha 74 anos.
A agência nacional de desastres do Chile confirmou que ocorreu um acidente de helicóptero na cidade de Lago Ranco, no sul do país, e que uma pessoa morreu e três ficaram feridas.
A atual ministra do Interior do Chile, Carolina Tohá, confirmou a morte de Piñera e anunciou que o presidente Gabriel Boric ordenou a realização de um funeral de Estado e luto nacional.
“Havia quatro tripulantes no helicóptero. Três deles conseguiram (chegar) à costa por conta própria, estão fora de perigo. Mas este não foi o caso do quarto tripulante, que era o ex-presidente Sebastián Piñera”, afirmou Tohá.
Piñera era economista, formado em 1971. Entrou para a política em 1989, chefiando a campanha presidencial de Hernán Büchi, ex-ministro do governo do ditador Augusto Pinochet. Em 1990, Piñera foi eleito senador. Entre 2001 e 2004, presidiu o partido Renovação Nacional.
Ele presidiu o Chile nos períodos de 2010 a 2014 e 2018 a 2022. Seu primeiro mandato foi marcado por um rápido crescimento econômico e uma queda acentuada no desemprego, numa altura em que muitos dos parceiros comerciais e vizinhos do Chile enfrentavam um crescimento mais lento.
Sua segunda passagem pela presidência foi mais turbulenta. Em 2019, Piñera havia alcançado o menor índice de aprovação desde a redemocratização no país.
No mesmo ano, foi acusado de crimes contra a humanidade cometidos em razão de manifestações que pararam o país entre outubro e novembro daquele ano. Na ocasião, Forças Armadas foram às ruas conter e reprimir os protestos e 20 pessoas morreram. Membros dessas forças teriam cometido pelo menos nove tipos de delito, entre homicídios, torturas, prisões ilegítimas, abusos sexuais, violações, além da destruição do globo ocular de mais de 150 pessoas causados por balas de borracha.
Em 2021, escapou de um impeachment após a Câmara dos Deputados aprovar o processo, mas o Senado rejeitá-lo.
Pelas redes sociais, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva lamentou a morte do ex-mandatário chileno. “Surpreso e triste com a morte de Sebastián Piñera, ex-presidente do Chile. Convivemos, trabalhamos pelo fortalecimento da relação dos nossos países e sempre tivemos um bom diálogo, quando ambos éramos presidentes, e também quando não éramos. Muito triste seu falecimento de forma tão abrupta. Meus sentimentos aos seus familiares e amigos de Piñera por esta perda”.
*Com informações da Agência Reuters
Edição: Marcelo Brandão
Declaração foi divulgada em nota para comentar as sete mortes ocorridas na Baixada Santista como parte da nova fase da Operação Escudo.
De acordo com o jornal local La Tercera, quatro pessoas viajavam em um helicóptero quando ele caiu, e três delas foram encontradas pelos socorristas.
Nesta tarde, a plataforma registrava 28,8 mil casos confirmados de dengue no estado desde 1º de janeiro, dos quais 533 com sinal de alarme e 45 de dengue grave e 4 óbitos.
Fabricante do imunizante anunciou que o fornecimento da vacina no mercado privado será o quantitativo para que as pessoas completem seu esquema vacinal.
No Dia da Internet Segura, ONG alerta para o uso indevido de fotos e vídeos disponíveis na internet por criminosos que transformam esse material em conteúdo sexual.
Entre outros assuntos serão discutidas inovação pelo oceano, tecnologias de baixo carbono, transição energética, comunicação, violência, cidade e metrópole, ciência básica e complexo econômico.
Emenda do senador Sergio Moro (União-PR) aprovada pelo relator mantém o benefício aos presos que fazem cursos profissionalizantes ou ensinos médio e superior.
Cadastro deve refletir a realidade das famílias em vulnerabilidade, para a formulação, implementação, monitoramento e avaliação de políticas públicas.
Incêndio florestal teve início em 27 de janeiro. Situada no Pantanal, a Serra do Amolar, em Mato Grosso do Sul, contribui para a formação de corredor de biodiversidade.
“Precisamos acompanhar o que acontece e acionar parceiros que acompanhem as pessoas [que denunciem ameaças aos direitos fundamentais]”, disse o ministro Silvio Almeida.
Conheça nossos aplicativos nas lojas online da iTunes e Google
Morre Sebastián Piñera, ex-presidente do Chile
