BSB Distrito

Ministério da Saúde alerta para baixas temperaturas no Sul

Ex.Saúde, Presidente, Governo
Diante da previsão de frio intenso para a Região Sul do país, sobretudo no Rio Grande do Sul, o Ministério da Saúde publicou nesta terça-feira (2) um alerta para as consequências da queda de temperaturas. “A hipotermia e as doenças respiratórias se tornam uma grande ameaça à saúde da população”, alerta a pasta.
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), os termômetros na região devem oscilar entre 0 grau Celsius (ºC) e 5° C durante as madrugadas e vão se estender assim pelos próximos dias. 
O ministério reforçou que a disseminação de vírus causadores de infecções como gripe, resfriados e mesmo a covid-19 é facilitada pelo clima frio, que leva as pessoas a ficarem mais tempo em ambientes fechados e mal ventilados.
“Manter a vacinação em dia, especialmente contra gripe e pneumonia, é importante para reduzir o risco de complicações respiratórias. Práticas simples como lavar as mãos com frequência e evitar tocar o rosto também ajudam a prevenir infecções”, recomenda a pasta em comunicado.
O ministério alerta que o inverno rigoroso traz consigo um inimigo “silencioso e potencialmente letal”, a hipotermia. A condição, caracterizada pela redução da temperatura corporal abaixo dos 35° C, pode ocorrer rapidamente em condições de frio intenso, sobretudo quando acompanhadas de ventos fortes e umidade elevada. Os sintomas incluem palidez, tremores intensos e extremidades geladas.
Confira alguns cuidados e orientações a serem tomados, segundo a pasta, diante do frio intenso:
– Hidrate-se bem: embora menos perceptível no frio, a desidratação ainda pode ocorrer durante o período de baixas temperaturas. É aconselhável beber bastante água e evitar bebidas alcoólicas, que podem aumentar a perda de calor corporal.
– Agasalhe-se: para reter o calor corporal, é recomendável se vestir em camadas para se proteger das baixas temperaturas. Use roupas térmicas, casacos, luvas, gorros e cachecóis para resguardar as extremidades, que perdem calor mais rapidamente.
– Cuidados com a pele: o forte frio pode causar ressecamento da pele. É recomendável utilizar hidratantes para evitar rachaduras e irritações.
– Cuidados com aquecedores: ao utilizar esse tipo de equipamento, certifique-se de que estejam em boas condições e mantenha uma ventilação adequada para evitar intoxicação por monóxido de carbono.
– Proteção dos pés e extremidades: use calçados impermeáveis e meias de lã para manter os pés secos e quentes, prevenindo frieiras e hipotermia.
– Faça atividades físicas em casa: se possível, faça exercícios leves em casa para manter a circulação e a temperatura corporal.
– Evite sair de casa sem necessidade: limite as atividades ao ar livre durante os períodos mais frios, especialmente para grupos mais vulneráveis.
“Pessoas mais vulneráveis, como idosos, crianças e indivíduos com doenças crônicas, estão mais suscetíveis à hipotermia e devem receber atenção especial durante períodos de frio intenso”, informa o ministério. 
Caso a temperatura corporal não aumente, a orientação é buscar ajuda médica imediatamente.
Edição: Fernando Fraga
O presidente López Obrador lamentou o episódio, disse que há dois grupos em conflito, questionou qual a razão e disse que poderia ser “tráfico de drogas e também tráfico de imigrantes.”
Para ministro, projeto tem condições de ser aprovado antes do recesso parlamentar, previsto para começar em 18 de julho. Líder do Governo estima mais de 400 votos para proposta passar na Câmara.
Dentre as recomendações, está a terapia de reposição de nicotina, que pode ser feita, segundo critério clínico, utilizando goma de mascar, pastilha ou adesivo transdérmico.
Técnico chamou 18 jogadoras e quatro suplentes. Embora tenha disputado os últimos amistosos, Cristiane ficou fora da lista. Brasil estreia nos Jogos contra Nígéria em 25 de julho, pelo Grupo C.
A lei foi sancionada pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, nesta terça-feira (2). Escolha do dia foi inspirada no gol nº 1000 do Atleta do Século 20.
Ministro reitera necessidade de melhoria na comunicação. “Não vejo nada fora disso, autonomia do Banco Central e rigidez do arcabouço fiscal. É isso que vai tranquilizar as pessoas”, argumentou.
Presidente disse que a independência do Brasil foi um processo de batalhas populares em diversos estados, consolidado em 2 de julho, por movimentos populares.
Segundo a porta-voz da Organização Meteorológica Mundial, Clare Nullis, a tempestade de categoria 5 traz ventos de 252 quilômetros por hora ou mais.
Proposta é que informações sejam atualizadas diariamente, garantindo dados mais recentes do que publicação de listas pela agência.
Entrega deverá ocorrer no segundo semestre de 2026, quando se comemora o centenário da estação. Será construída no local a Fábrica do Samba.
Conheça nossos aplicativos nas lojas online da iTunes e Google

source

Sair da versão mobile