BSB Distrito

Lula reforça importância da memória para garantir democracia

Ex.Saúde, Presidente, Governo
Em vídeo postado nas redes sociais, ao completar um ano do dia 8 de janeiro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva reforçou a importância da memória da sociedade na construção e manutenção da democracia de um país. Ao lembrar a tentativa de golpe de Estado ele destacou: “Dia 8 de janeiro de 2023, um grupo de pessoas irresponsáveis resolveu dar um golpe nesse país e o 8 de janeiro significa, daqui pra frente, não permitir que a sociedade esqueça disso, para poder garantir a democracia. E é esse 8 de janeiro que precisa ficar.”
Lula também postou fotos do Congresso Nacional com projeções de imagens da Bandeira do Brasil e da frase “democracia que nos une”, realizadas na noite desse domingo (7), para marcar a data. As luzes antecederam o encontro chamado “Democracia Inabalada”, que ocorrerá às 15h de hoje no Congresso Nacional.
Jamais deveremos esquecer o dia 8 de janeiro de 2023. O dia que alguns irresponsáveis tentaram um golpe nesse país. Mas os Três Poderes se sobressaíram e a democracia venceu. E, amanhã, quando completa um ano desse triste episódio, vamos gritar em alto e bom som: liberdade,… pic.twitter.com/ghuODWEfUv
A cerimônia reunirá os líderes dos Três Poderes, parlamentares, ministros de Estado e representantes de organizações da sociedade. O objetivo é reafirmar a força da democracia e restituir ao patrimônio público os itens depredados e vandalizados durante a tentativa de golpe, quando um grupo de oposição insatisfeito com o resultado das eleições invadiu e depredou as sedes e os símbolos do Executivo, Legislativo e Judiciário.
Uma série de atos, promovidos por movimentos sociais em todo o país, marcará a data. Para este dia, de relembrar a data em que “os Três Poderes se sobressaíram e a democracia venceu”, o presidente Lula convidou os brasileiros a gritar em alto e bom som: “liberdade, liberdade, abra as asas sobre nós. E viva a democracia!”, conclui.
Edição: Graça Adjuto
Prejuízos de atos golpistas foram milionários. Depredação foi especialmente severa com mobiliário e obras de arte, muitos dos quais ainda passam ou passarão por delicados processos de restauração.
Para 2025, a expectativa para o Produto Interno Bruto (PIB – a soma dos bens e serviços produzidos no país) – é de crescimento de 2%, a mesma projeção para 2026, diz BC.
Na 23ª fase da operação, o Supremo Tribunal Federal expediu 46 mandados de busca e apreensão e um de prisão preventiva – este na Bahia.
Presidente convida os brasileiros a gritar em alto e bom som: “liberdade, liberdade, abra as asas sobre nós”. “E viva a democracia”, acrescenta.
Lançamento marca inauguração de uma série de missões apoiadas pela Nasa, que pretende contar em parte com o setor privado para as suas ambições lunares.
Relatório diário da ONU sobre impactos humanitários indica que grande número de crianças já sofrem de subnutrição aguda grave no território.
Acampamento bolsonarista no Setor Militar serviu de base para terroristas. Relatório da CPMI reconstituiu movimentação dos golpistas e depredação na Praça dos Três Poderes.
 
Evento, batizado de “Democracia Inabalada”, busca reafirmar importância do regime democrático. “Será um ato de celebração democrática, com todas as autoridades do Brasil”, diz ministro da Justiça.
Espetáculos de teatro, dança e oficinas estarão em cartaz de quinta-feira a domingo, às 17h e às 20h. A programação completa pode ser acessada aqui.
Filho do indigenista Bruno Pereira, assassinado em 2022, Pedro, de cinco anos de idade, foi diagnosticado com um câncer agressivo e precisa de um medicamento importado, que não está disponível no SUS. 
Conheça nossos aplicativos nas lojas online da iTunes e Google

source

Sair da versão mobile