Ex.Saúde, Presidente, Governo
O presidente do Conselho de Administração da Agência de Fomento do Rio de Janeiro (Agerio), Vinícius Sarciá Rocha, é um dos alvos da operação deflagrada nesta quarta-feira (20) pela Polícia Federal (PF). Ele é irmão de criação do governador do estado, Cláudio Castro.
Na Operação Sétimo Mandamento, são cumpridos três mandados de busca e apreensão. A PF investiga um esquema de corrupção e lavagem de dinheiro em quatro projetos de assistência social no estado do Rio de Janeiro.
Há indícios de pagamento de propinas em contratos, em valores que variavam entre de 5% a 25% do total de cada um deles, somando mais de R$ 70 milhões. A PF também apura o direcionamento de recursos para redutos eleitorais.
Entre os projetos sociais que teriam sido corrompidos estão o Novo Olhar, o Rio Cidadão, o Agente Social e a Qualimóvel.
Os mandados de busca e apreensão foram expedidos pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ). Além de Sarciá, endereços ligados a outros dois nomes do governo fluminense receberam a visita da PF. Também são cumpridas sete medidas de afastamento de sigilo bancário e fiscal e seis medidas de afastamento de sigilo telemático.
O pai de Cláudio Castro se casou com a mãe de Vinícius Sarciá Rocha, o que leva os dois a ter uma relação de irmão. O governador não foi alvo das buscas desta quarta-feira, mas também está sendo investigado pela PF.
O advogado Carlo Luchione, que representa Sarciá, foi procurado pela Agência Brasil, mas ainda não houve retorno. O governador Cláudio Castro também não se pronunciou até o momento.
O governo do Rio sustentou, em nota, que Cláudio Castro é investigado desde 2019 e que a operação não traz nenhum elemento novo. De acordo com o texto, o governador mantém sua confiança plena na justiça brasileira.
“Só o fato de haver medidas cautelares, quatro anos depois, reforça o que o governador Cláudio Castro vem dizendo há anos, ou seja, que não há nada contra ele, nenhuma prova, e que tudo se resume a uma delação criminosa, de um réu confesso, a qual vem sendo contestada judicialmente”, indica a nota.
*Matéria atualizada às 14h51 para acréscimo de informações.
Edição: Fernando Fraga
Para analista do Sebrae Rio Mara Godoy os empresários podem ofertar produtos para que clientes comprem presentes para parentes e amigos. É uma época de celebrações.
Há indícios de pagamento de propinas em contratos, em valores que variavam entre de 5% a 25% do total de cada um, somando mais de R$ 70 milhões. Mandados foram expedidos pelo STJ.
Proposta é que seja incluído nas embalagens de medicamentos um QR Code para leitura rápida, com acesso a informações adicionais que ajudem no uso adequado do medicamento.
Em 12 estados em que o governo federal aplicou verbas, houve queda de 41,5% nos latrocínios. No Rio de Janeiro, mortes causadas por atuação policial caíram 58,3%.
Em nota conjunta, as entidades dizem negociação buscou em primeiro lugar resguardar a vida dos atingidos e que, em segundo plano, resolver a destinação da área afundada.
Pesquisa da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) revela que 33,6% pretendem gastar mais do que em 2022, enquanto 41,8% desejam desembolsar um valor menor.
Espaço para debates foi aberto na Feira Estadual da Reforma Agrária Cícero Guedes, organizada pelo Movimento Sem Terrra, no Largo da Carioca.
Se for considerado culpado, ex-lateral direito da seleção poderá ser condenado a uma pena de prisão de 4 a 15 anos. Ele foi detido em 20 de janeiro em presídio nos arredores de Barcelona.
Submetido a uma espécie de “tribunal do crime”, Leandro Coutinho da Silva foi violentamente espancado para que assumisse a responsabilidade pela morte de três crianças na comunidade.
“Precisamos ter paciência. Falar de retorno antes de nove meses é precoce.”, disse o ortopedista Rodrigo Lasmar. O atacante se recupera de cirurgia após lesão grave no joelho esquerdo.
Conheça nossos aplicativos nas lojas online da iTunes e Google