Ex.Saúde, Presidente, Governo
O Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M), conhecido como inflação do aluguel, perdeu força na passagem de junho para julho e fechou o mês em 0,61%. No mês anterior, o índice tinha registrado 0,81%. Os dados foram divulgados nesta terça-feira (30), no Rio de Janeiro, pelo Instituto Brasileiro de Economia (Ibre) da Fundação Getúlio Vargas.
A desaceleração não significa que os preços ficaram mais baixos, mas que subiram menos dentro de um período de comparação.
No acumulado de 2024, o IGP-M marca 1,71%, e no somatório de 12 meses, alcança 3,82%.
A FGV calcula o IGP-M por meio da junção de três outros índices: o Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA), que apura a evolução dos preços no atacado, ou seja, para o produtor; o Índice de Preços ao Consumidor (IPC), que mede o custo da cesta de consumo das famílias; e o Índice Nacional de Custo da Construção (INCC), que se reflete nas obras.
Os três componentes do IGP-M apresentaram desaceleração de junho para julho, apesar da desvalorização do real – que deixa produtos importados mais caros – e dos reajustes de preços administrados, como gasolina e energia.
“Destaca-se a queda expressiva nos preços dos alimentos in natura, tanto no índice ao produtor quanto ao consumidor. No âmbito do INCC, a alta da mão de obra foi menor, o que contribuiu para o arrefecimento da inflação neste segmento”, explica o coordenador da pesquisa, André Braz.
Dentro do IPA, a perda de força da inflação foi impulsionada, principalmente, pelo subgrupo de alimentos in natura, cuja taxa passou de 3% para -4,43%, entre junho e julho.
No IPC, das oito classes que compõem o índice, cinco registraram desaceleração. O maior impacto veio do grupo alimentação, cuja variação passou de 0,96% em junho para -0,84% em julho.
“Dentro desta classe de despesa, é importante destacar o subitem hortaliças e legumes, que passou de 5,36% na medição anterior para -8,78% na atual”, ressalta a FGV.
Apesar de a inflação ter desacelerado na passagem dos meses, o acumulado de 12 meses aumentou. Em junho, estava em 2,45%, variação que passou para 3,82% em julho. Isso se explica porque na base de cálculo saiu o dado de julho de 2023, que levava para o conjunto de meses uma deflação (recuo nos preços) de 0,72%.
O IGP-M é conhecido como inflação do aluguel porque serve como base para cálculo de reajuste anual de muitos contratos imobiliários.
Edição: Kleber Sampaio
Como o inquérito está sob segredo de Justiça, a PF não informou detalhes do indiciamento, nem os crimes imputados a Cláudio Castro. Pelo mesmo motivo, o STJ e a PGR não deram informações.
Colisão entre aeronave da Gol e outra da Latam aconteceu na tarde de segunda-feira (29), durante o taxiamento. Ninguém ficou ferido. Passageiros foram realocados em outros voos.
Episódio inédito vai ao ar nesta terça-feira, às 23h. Na conversa, entrevistado critica forma como mercado opera hoje: “é um lugar basicamente de lobby”.
Nicolás Maduro critica atos contra resultado da eleição, e diz que se trata de outra tentativa de golpe de Estado.
Esportes incluídos mais recentemente no programa olímpico – surfe, escalada esportiva, skate e breakdance – vêm sendo disputados em áreas ao ar livre, para atrair mais expectadores.
Desaceleração não significa que os preços ficaram mais baixos, mas que subiram menos dentro de um período de comparação. No acumulado de 2024, o IGP-M marca 1,71%, e, na soma de 12 meses, 3,82%.
Juiz disse que no depoimento à CPMI do Congresso sobre atos golpistas de 8 de Janeiro, o programador “não produziu prova capaz de conferir verossimilhança à sua narrativa”.
Agência alerta que o cenário hidrometeorológico este ano indica níveis críticos semelhantes ou piores aos do ano passado.
Antes da disputa individual previstas para domingo (4 de agosto), os únicos representantes brasileiros na modalidade terão outro desafio: eles estrearão nas duplas mistas, às 5h46 de sexta (2).
Segundo o Hamas, a incursão do exército de Israel durou oito dias e deixou, pelo menos, 250 palestinos mortos.
Conheça nossos aplicativos nas lojas online da iTunes e Google
Inflação do aluguel, IGP-M perde força e fecha julho em 0,61%
