BSB Distrito

Força Nacional reforça equipe de combate a incêndios no Pantanal

Ex.Saúde, Presidente, Governo
As frentes de combate aos incêndios no Pantanal foram reforçadas, com a chegada de mais uma equipe da Força Nacional a Corumbá, no Mato Grosso do Sul. O efetivo se juntará às equipes locais, que atuarão também em 13 bases avançadas espalhadas pelo bioma.
“As equipes do Rio Grande do Sul, formadas por 42 integrantes, chegaram na tarde desta sexta-feira (29) e se juntaram aos outros integrantes que estavam na região pantaneira desde quinta-feira (28), vindos do Distrito Federal e do Tocantins”, informou o governo do Mato Grosso do Sul. Ao todo, 82 homens e mulheres da Força Nacional estão em Corumbá. 
A expectativa é de que, com o reforço, se consiga reduzir o tempo de resposta no combate aos incêndios florestais. Iniciada em abril, as frentes de ações já mobilizaram mais de 400 bombeiros militares de Mato Grosso do Sul. Todos orientados pelo Sistema de Controle de Incidentes, com sede em Campo Grande.
O fogo já queimou 520 mil hectares no Pantanal do Mato Grosso do Sul este ano, segundo dados divulgados pelo governo estadual. 
Durante a reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável, mais conhecido como Conselhão, no Palácio do Planalto nesta semana, a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, disse que 85% dos incêndios observados no bioma ocorrem em terras privadas, de forma não natural, ou seja, derivado de ação humana.
“Neste momento, não temos incêndio em função de ignição natural”, disse a ministra ao afirmar que o município de Corumbá responde atualmente por metade dos incêndios em Mato Grosso do Sul”. “Os municípios que mais desmatam são os que mais têm incêndio”, ressaltou.
Para a ministra, neste ano, a situação foi agravada pelos efeitos da mudança do clima causada por ações humanas. “Nós estamos vivendo um momento muito particular de nossa trajetória neste planeta. Tivemos no ano de 2023 um dos anos mais intensos em termos de eventos climáticos extremos, com os problemas das ondas de calor, de seca, de enchentes extremas. Isso é um sinal inequívoco de que a mudança do clima já é uma realidade”, disse.
Edição: Sabrina Craide
Grupo do Rio Grande do Sul, com 42 integrantes, se juntou aos outros integrantes que estavam na região pantaneira desde quinta-feira, vindos do Distrito Federal e do Tocantins.
O atleta não conseguiu atingir o índice mínimo para participar do megaevento esportivo na capital francesa, durante a disputa do Troféu Brasil na manhã deste sábado.
“Sei que não sou um homem jovem, para dizer o óbvio”, disse Biden, animado, em comício um dia após o confronto direto com seu rival republicano.
Presidente destacou a importância da educação para a igualdade social. Recursos federais terão como destino a expansão e a consolidação de universidades e institutos federais em 40 municípios do estado
Estão previstos voos de aproximadamente 35 minutos para o lançamento de 12 mil litros de água na região.
Ferramenta reúne documentos sobre residências coletivas temporárias de natureza privada, em grande parte religiosas, para recuperação de pessoas que fazem uso de álcool e drogas
Estados mais afetados são Rio Grande do Sul e Santa Catarina, além do sul do Paraná. Em São José dos Ausentes (RS), a temperatura na madrugada chegou a -0,7ºC.
A programação musical, que prossegue até o dia 28 de julho, foi dividida entre três espaços em Campos do Jordão e dois na capital paulista, na Sala São Paulo e no Instituto Mackenzie.
 
Projeto vai proporcionar melhor infraestrutura de conectividade em 102 escolas, 47 creches e nos quatro centros de atendimento educacional, além de 62 unidades básicas de saúde.
Conheça nossos aplicativos nas lojas online da iTunes e Google

source

Sair da versão mobile